«Não somos barbies, somos super-heróis. E agora somos um desporto radical»

Natação 27.06.2022 13:56
Por Redação

A treinadora de natação Andrea Fuentes tornou-se na semana passada heroína acidental depois de se ter visto obrigada a saltar para a piscina para resgatar a atleta Anita Álvarez, que tinha desmaiado na sua rotina de natação artística e boiava no fundo da piscina, nos Mundiais que decorriam em Budapeste, na Hungria.


Passado o susto, a treinadora espanhola vai mais além nas implicações e esforços que as estas atletas suportam.


«Foi uma montanha-russa de emoções e decisões. A verdade é que vivi os dias mais intensos da minha vida», diz em entrevista ao jornal Marca, ´desculpando´ o atraso nas equipas de socorro.


«Conheço muito bem este desporto e sabia que seria o mais rápido a chegar. Não pensei duas vezes. Se sou bom em alguma coisa, é a nadar. Cada segundo contava e eu reagi porque conheço a Anita. Cheguei 10 ou 15 segundos antes do salva-vidas. Enquanto eu estiver na piscina, elas estarão seguras… Brincadeiras à parte, dois dias já os socorristas estavam a praticar. Levaram isto muito a sério», revela.


«Sei que de fora as fotos são muito impressionantes e fico contente que tenha inspirado as pessoas para que possam tentar salvar vidas. Treinei muitas vezes primeiros socorros, e até expliquei muita coisa», acrescenta.


Andrea Fuentes brinca mesmo, referindo que agora a natação artística pode ser vista como «extrema»: «Até podíamos ter um patrocínio da Red Bull porque agora somos um desporto radical. Não gosto da versão Barbie da nossa modalidade. É muito difícil, somos super-heróis. É um desporto incrível e eu gosto que as pessoas percebam como é. É revoltante que, apesar de tanto esforço, alguém diga que não é um desporto. Se este episódio servir para valorizar o esforço das atletas, pela sua autoestima, que seja bem-vindo. Foi chocante ver, mas a Anita está perfeitamente feliz com a competição que fez e teve muita pena de não poder participar na prova de equipas.»

Ler Mais
Comentários (1)

Últimas Notícias