União Desportiva do Songo reduz a pó Ferroviário de Nélson Santos

Moçambique 26.06.2022 16:00
Por Alexandre Zandamela, Maputo

Não há quem agarre esta estonteante União Desportiva do Songo! Até à terceira jornada, partilhava a liderança com Costa do Sol e Ferroviário de Nampula. Porém, agora, cumprida a quinta ronda, a formação de Tete não somente segue isolada e impetuosamente na liderança do Campeonato Moçambicano de Futebol da 1ª Divisão como também deixou os outros concorrentes ao título a uma distância bastante significativa, com particular realce para os nove pontos em relação ao campeão Black Bulls, do português Inácio Soares.


Este domingo, no santuário do 25 de Junho, a UD Songo disputava uma partida extremamente importante na discussão do comando da prova com o Ferroviário de Nampula. Com um futebol pragmático e eficiência atacante quanto baste, os hidroeléctricos reduziram a pó os locomotivas do jovem técnico português Nélson Santos, ganhando por indiscutíveis 3-0.


Pouco se conhece do treinador sérvio Srdan Zivojnov, todavia, as suas intenções são claríssimas: o regresso do canecão do Moçambola para o planalto do Songo, e, até aqui, a sua equipa soma cinco vitórias em outras tantas partidas.


Em Nampula, para onde se deslocou ainda ferido no seu orgulho, depois de ter sido afastado prematuramente da Taça de Moçambique pelo modesto Ferroviário de Moatize, o Songo marcou os seus golos por intermédio de Lau King, aos quatro minutos, Dário, aos 88, e Foken, no minuto 90+5, chegando assim aos 15 pontos.


Se, na ronda anterior, o Costa do Sol já tinha começado o seu atraso na corrida ao título, desta feita piorou a situação, ao permitir novo empate (0-0) na visita ao lanterna vermelha Matchedje de Mocuba, enquanto o Black Bulls, sem a crista de campeão, ao Niassa empatar com o Ferroviário de Lichinga a uma bola, com Nené (56') a abrir o activo para a turma de Inácio Soares e Rafique (63') a assinar o tento da igualdade.


De mal a pior estão os Ferroviários de Maputo e da Beira, ambos derrotados e, coincidentemente, com o mesmo número de pontos (cinco). Os locomotivas da capital perderam por 1-0 em Alto Macassa, diante da Associação Desportiva de Vilankulo, golo do sul-africano Sibale (90+3'), e os do Chiveve caíram frente ao Ferroviário de Nacala por 2-1, com Rifel (4') e Soares (51') a marcarem os tentos dos nacalenses e Jafete (48') o golo dos beirenses.


Na Matola, a Liga Desportiva de Maputo recebeu e empatou a zero com o Incomáti de Xinavane, resultado que coloca a turma de Dário Monteiro numa posição incómoda.


Resultados da 5ª jornada:


Ferroviário de Nampula-UD Songo, 0-3

Ferroviário de Lichinga-Black Bulls, 1-1

Matchedje de Mocuba-Costa do Sol, 0-0

Liga Desportiva de Maputo-Incomáti, 0-0

AD Vilankulo-Ferroviário de Maputo, 1-0

Ferroviário de Nacala-Ferroviário da Beira, 2-1


Classificação: UD Songo 15 pontos, Costa do Sol 11, Ferroviário de Nampula 10, Ferroviário de Lichinga oito, Black Bulls seis, Ferroviário de Nacala seis, AD Vilankulo seis, Ferroviário da Beira cinco, Ferroviário de Maputo cinco, Liga Desportiva de Maputo cinco, Incomáti quatro e Matchedje de Mocuba um ponto.

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias