Realizou-se, esta quinta-feira, o sorteio da edição 2022/23 da La Liga. Uma cerimónia que ficou marcada pelas muitas condicionantes impostas pela própria organização da prova e pelos clubes.
Por motivos de segurança, a La Liga determinou que dois clubes da mesma cidade não podem jogar em casa ao mesmo tempo e que se devem evitar jogos nos fim-de-semanas em que hajam festividades locais. O Espanhol pediu para ter a primeira jornada fora de casa; o Celta de Vigo quis ser visitante nas rondas que se vão disputar nas duas primeiras semanas de setembro devido a um concerto nos Balaídos; e, por último, o Villarreal pediu para fazer o máximo número de jogos possíveis fora de casa na primeira volta já que o La Cerámica vai estar em obras até ao final do ano civil.
Perante isto tudo, a La Liga vai voltar a ter um calendário assimétrico, feito para acomodar todos os pedidos. A primeira jornada, a 14 de agosto, fica marcada pela visita do campeão Real Madrid ao recém-promovido Almería. Nota ainda para a receção do Barcelona ao Rayo Vallecano e o duelo madrileno entre o Atlético e o Getafe.
No que toca ao clássico entre Real Madrid e Barcelona, decidiu o sorteio que a primeira volta será no Santiago Bernabéu a 16 de outubro, enquanto a segunda partida, no Camp Nou, vai acontecer a 19 de março. A luta pela cidade de Madrid tem o primeiro duelo a 18 de setembro, com a receção do Atlético ao Real, com o segundo jogo a acontecer a 26 de fevereiro.
Recorde-se que, tal como grande parte dos campeonatos europeus, a La Liga também vai parar no inverno devido ao Mundial. Assim, a última jornada será 9 de novembro, com o reatamento a acontecer a 29 de dezembro. Durante este tempo, a La Liga vai definiri particulares nos Estados Unidos e México, como ação de promoção do campeonato.
Confira a primeira jornada completa:
Athletic Bilbao – Maiorca
Barcelona – Rayo Vallecano
Bétis – Elche
Celta de Vigo – Espanhol
Cádiz – Real Sociedad
Osasuna – Sevilha
Almería – Real Madrid
Getafe – Atlético Madrid
Valladolid – Villarrea
Valência – Girona