Textor vai comprar o Lyon e já começou ataque ao PSG

França 21.06.2022 10:52
Por Redação

O empresário norte-americano John Textor, que este ano viu gorada a tentativa de entrar na SAD do Benfica, será o novo acionista maioritário do Lyon, depois de a assembleia-geral de acionistas do clube ter aprovado o desenho dum negócio que chegará aos 700 milhões de euros.


Em março, dois dos acionistas, a empresa francesa Pathé (tem 19,38 por cento do capital) e o fundo de investimento IDG (19,85%), tinham assumido a intenção de vender as suas participações, levando Jean-Michel Aulas, presidente há 35 anos, a procurar novo investidor. O dono do Botafogo, do Brasil, e do Molenbeek, da Bélgica (tem ainda 40 por cento dos ingleses do Crystal Palace), foi o escolhido e vai comprar pelo menos 66,56 por cento do capital.


«O projeto que descobri em Lyon com Jean-Michel Aulas ficará no epicentro da nossa nova organização e dos nossos investimentos no futebol mundial», afirmou Textor que entretanto, em entrevista ao canal CBS, não perdeu tempo nas críticas aos clubes ultra-ricos, como o Paris Saint-Germain.


«O meu plano é criar um ecossistema de clubes cooperativos de alto nível que partilhem uma identidade de identificação de talentos», explicou, um pouco à imagem do que falou quando assumiu o Botafogo no Brasil, o ´Botafogo Way´. «Continuo a ficar preocupado por existir um domínio competitivo por parte dos clubes-Estado e outros clubes ricos, o que prejudica a paisagem futebolística. Espero demonstrar uma abordagem diferente, mostrar que clubes e comunidade podem colaborar», disse.


Textor espera ajudar o clube, onde joga o guarda-redes português Anthony Lopes, a melhorar o oitavo lugar da época passada.  


A venda formal das ações só deverá ficar concluída em setembro.

Ler Mais
Comentários (13)

Últimas Notícias