Casa Pia Atlético Clube, 83 anos depois na primeira divisão (artigo de João Marreiros, 18)

Espaço Universidade 18-05-2022 21:57
Por João Marreiros

A história associativa vem desde o ano de 1893, em que a Real Casa Pia de Lisboa, constitui a prática do futebol que então se generaliza aos clubes da capital e a seguir ao Porto.

 

O grupo Margiochi, em 1894, constitui a primeira equipa escolar de futebol da Casa Pia. Uma vez saídos da instituição, os jogadores das equipas escolares dinamizariam o forte movimento clubista que por todo o país se gerou para a prática desportiva.

 

Graças ao Futebol, o espírito associativo casapiano desenvolveu-se, com a sua primeira expressão materializada entre os anos de 1890 e 1900, com a formação do grupo Margiochi, constituído por mais de duas dezenas de ex-alunos da última década do século XIX. O objetivo deste grupo era somente homenagear o Provedor da Casa Pia, Francisco Simões Margiochi.

 

Em 22 de Janeiro de 1898 o Grupo Escolar de Futebol da Real Casa Pia de Lisboa, capitaneado pelo pintor Pedro Guedes, ex-aluno e professor da Casa Pia, venceu por 2-0, a grande potência futebolística de Lisboa, até então “imbatíveis”, mestres ingleses do Carcavellos Club, constituído por empregados do Cabo Submarino, naquela que seria a primeira vitória histórica de uma equipa portuguesa sobre uma equipa estrangeira.

 

O jogo foi disputado no Campo da Quinta Nova, nas instalações do Cabo Submarino em Carcavelos e a bola, que era um objeto caro para os casapianos, foi emprestada pelo Ginásio Clube Português.

 

No ano de 1920, mais precisamente no dia 3 de Julho, concretizou-se o maior dos sonhos da instituição de Belém, com a fundação do Casa Pia Atlético Club (CPAC), uma associação desportiva de características profundamente ligadas à história e tradições da denominada Casa-Mãe.

 

A sua fundação teve diversas personalidades portuguesas da época, Ricardo Ornelas, David Ferreira, Mário da Silva Marques e António Pinto, destacando-se Cândido de Oliveira, selecionador nacional, jogador do Benfica e cofundador do jornal “A Bola” (29 de Janeiro de 1945), juntamente com Vicente de Melo e Ribeiro dos Reis.

No Campo de Palhavã, no dia 3 de Outubro de 1920, com arbitragem do ilustre casapiano Cosme Damião, a equipa do Casa Pia, recém formada, e capitaneada por Cândido de Oliveira, venceu o Sport Lisboa e Benfica por 2-1. Com esta vitória conquistaram o Bronze Herculano dos Santos que homenageava o capitão do Benfica, sendo este o primeiro troféu do clube na modalidade futebol.

 

A partir de agora o CPAC tem no seu palmarés 73 presenças nos Campeonatos Nacionais de Futebol, 2 na I Divisão, 37 na II Divisão, 31 na III Divisão e 2 na Liga 2. Teve sete jogadores internacionais, António Roquete (16 jogos), António Pinho (12), Gustavo Teixeira (10), Américo Pereira da Silva, Cândido de Oliveira, José Maria Gralha e António Lopes, com 1 jogo, num total de 31 representações.

 

António Roquete foi o guarda-redes nos três encontros nos Jogos da Olimpíada de Amesterdão no ano de 1928. Anteriormente nos Jogos da Olimpíada de 1924 (Paris) o atleta casapiano Silva Marques participou na modalidade Natação.

 

No Campeonato de 1938-1939, na 5ª edição da liga de futebol, disputado a duas voltas, participaram os seguintes clubes: Futebol Clube do Porto, Sporting Clube de Portugal, Sport Lisboa e Benfica, Clube de Futebol “Os Belenenses”, Associação Académica de Coimbra, Futebol Clube Barreirense, Clube Académico de Coimbra e Casa Pia Atlético Clube. Disputou 14 jogos com uma vitória diante o Barreirense (2-1) e 13 derrotas, marcando 12 golos e sofrendo 56.

 

No dia 15 de Maio do corrente ano, o CPAC consegue a subida à primeira Divisão (Liga) do Futebol, após 83 anos de interregno. Um clube que noutros tempos tinha diferentes valores, no qual o amadorismo, a cultura, a função social e a prática despreocupada do desporto, eram o mais importante. Vamos esperar nos tempos de agora, com os valores da instituição, que o seu lema seja cumprido com a Cultura, Solidariedade e Desporto.

 

João Marreiros é Professor Associado no Ensino Universitário

 

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias

Mundos