Drogba falha eleição para a presidência da federação

Costa do Marfim Drogba falha eleição para a presidência da federação

INTERNACIONAL27.04.202222:01

O antigo avançado Didier Drogba ficou em terceiro na primeira volta das eleições à presidência da Federação de Futebol da Costa do Marfim (FIF), após ter amealhado 21 votos em 131 possíveis.

Sory Diabaté reuniu 50 votos e Yacine Idriss Diallo 59, sendo que na segunda volta, numa votação a dois, Diallo venceu (63-61).

«Temos um novo presidente da FIF e devemos apoiá-lo na sua tarefa. Foi uma eleição livre e transparente. Tivemos uma votação da qual resultou um vencedor, o princípio básico da democracia. Agora, todos devemos estar ao seu lado para seguir em frente», disse Drogba, após a derrota.

O novo presidente, Yacine Idriss Diallo, deixou uma garantia: «A Federação de Futebol da Costa do Marfim vai voltar à tona, em África e no mundo.»

O primeiro desafio surgirá no próximo ano, com a Costa do Marfim a receber o Campeonato Africano das Nações (CAN).

Está, assim, encerrado, período de dois anos de turbulência política e questões sobre a elegibilidade de alguns candidatos, após a morte do presidente em funções, Augustin Sidy Diallo, aos 61 anos, 12 dias depois ter contraído Covid-19, tendo sido necessária a intervenção da FIFA, que nomeou um Comité de Normalização para levar a cabo esta eleição.