Foram instaurados processos disciplinares a cinco agentes da polícia de Londres que, a 4 de julho de 2020, prenderam o atleta português Ricardo dos Santos e da mulher Bianca Williams, que viajavam de carro com um bebé de três meses, tendo sido algemados e revistados. Os agentes estão a ser investigados por alegada discriminação racial.
Através das redes sociais foram divulgados vídeos da operação, o que causou grande revolta contra os agentes, uma vez que Ricardo dos Santos e a mulher não tinham cometido qualquer ilegalidade.
Os advogados do casal pronunciaram-se através de comunicado, saudando a decisão e pediram à polícia londrina «reflexão sobre a cultura do racismo que ainda é uma realidade dentro da organização».
«Esta tem sido uma longa jornada, que não tem sido fácil. Estamos neste processo há quase dois anos, e quem sabe quanto tempo ainda teremos de esperar pela conclusão do processo de improbidade», escreveu Ricardo dos Santos, de 27 anos, especialista dos 400 metros, nas redes sociais.