Evanilson já superou Falcao e ataca recorde do século

FC Porto 20-04-2022 11:23
Por Pascoal Sousa

Evanilson marcou pela primeira vez ao Sporting, na 1.ª mão de meia-final da Taça de Portugal e elevou para sete os golos marcados na prova. A série sensacional do brasileiro, que faturou em todos os desafios do FC Porto na Taça de Portugal, ainda não lhe vale a liderança isolada na lista dos melhores marcadores da competição. Com os mesmos golos do portista, mas com a vantagem de ter menos um jogo disputado, João Rodrigues, ponta de lança do Caldas, continua no topo.
 

Até quando? Dependerá da pontaria de Evanilson no segundo duelo com os leões, mas se mantiver a matriz da atual campanha é bastante provável que o número 30 do azuis e branco faça a festa. Evanilson bisou nas eliminatórias com o Sintrense (5-0) e Benfica (3-1) e construiu o resto do seu registo com golos ao Feirense, Vizela e Sporting. Radamel Falcao foi o último jogador do FC Porto a terminar com mais golos uma participação na Taça de Portugal. Em 2009/2010, o colombiano apontou cinco tentos no trajeto até ao Jamor, numa final com o Chaves ganha por 2-1 pelo FC Porto, com golos de Fredy Guarín e Falcao.


Caso se liberte da teimosa companhia de João Rodrigues, Evanilson passa não só a ser um digno sucessor de Radamel Falcao como poderá espreitar uma proeza ainda mais estimulante: subir ao trono de melhor marcador do século na Taça de Portugal. Este estatuto pertence a Kostas Mitroglou, que ao serviço do Benfica acertou por nove vezes no alvo na edição 2016/2017 da Taça de Portugal. O internacional grego marcou três golos ao Leixões e bisou frente ao Marítimo, ao Real e ao Estoril, na final.

Os sete golos de Evanilson e a cadência com que bate os guarda-redes adversários fazem com que o registo de Mitroglou esteja perfeitamente ao alcance do brasileiro. Contudo, para superar o grego e ser senhor absoluto da Taça neste século, Evanilson precisará mesmo de chegar aos 10 golos. Isto porque o ex-avançado encarnado fez nove golos em apenas cinco jogos. Se, como tudo indica, Evanilson for titular frente ao Sporting, somará a sexta partida. Confirmando-se a passagem do FC Porto à final, e salvo algum imponderável de ordem física ou disciplinar, Evanilson terá ainda uma sétima e última participação para tentar ultrapassar Mitroglou. Mas, por agora, o desafio é mesmo... deixar João Rodrigues para trás.

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias