Sporting vence Ajax e está nos oitavos de final

Youth League 07-12-2021 15:45
Por Redação

Foi emoção até ao fim. O Sporting deslocou-se ao terreno do Ajax para disputar a última jornada do Grupo C da UEFA Youth League, partindo com dois pontos em atraso face aos holandeses, que lideravam a classificação. No outro jogo do grupo, bastava aos leões que o Borussia Dortmund não vencesse o Besiktas para se conseguirem classificar para o play-off de apuramento para os oitavos de final, mas só a vitória em Amesterdão garantia o apuramento direto.

 

O Ajax entrou no jogo a querer mandar e a mostrar o porquê de chegar ao último encontro na liderança do grupo. A equipa holandesa conseguiu boas trocas de bola e mostrou dinâmicas ofensivas bem consolidadas. O Sporting tentava reagir sem bola e começava, aos poucos, a tentar equilibrar o jogo com algumas saídas em contra-ataque. Mas o bis de Van Axel Dongen aos 23' e 25' chegou como um balde de água gelada para os leões, que acusaram alguma pressão e deixaram de conseguir criar perigo. Ainda assim, mesmo à beira do intervalo, Mateus Fernandes conseguiu reduzir a diferença e levou os leões com uma desvantagem de 2-1 para o intervalo.

 

Na segunda parte o Sporting entrou com outra atitude na partida. Os jovens leões comandavam o ritmo de jogo e tiveram várias oportunidades para empatar a partida, anulando ao mesmo tempo as saídas de bola do Ajax. Mas só aos 72 minutos de jogo é que surgiu o empate, por intermédio de Youssef Chermiti. Ao mesmo tempo, terminava o outro jogo do grupo, com o Borussia a derrotar o Besiktas por 6-2, pelo que o Sporting estava mesmo obrigado a vencer a partida.

 

Foi preciso esperar até ao minuto 87' para que ficasse consumada a reviravolta do Sporting. Chico Lamba marcou o golo que provocou uma explosão de alegria no banco leonino e que garantia a passagem direta à próxima fase. Até ao final, ainda houve espaço para Van Axel Dongen ficar perto do empate, mas Diego Callai segurou a vitória dos leões.


Com este resultado, o Sporting terminou na liderança do grupo C, com 11 pontos, e apurou-se pela primeira vez na sua história para os oitavos de final da UEFA Youth League. O Borussia Dortmund, segundo classificado do grupo, segue para o play-off de apuramento, atirando o Ajax para fora da prova no confronto direto.

 

Confira aqui a classificação do Grupo C:

 

1. Sporting - 11 pontos

2. Borussia Dortmund - 10 pontos

3. Ajax - 10 pontos

4. Besiktas - 3 pontos.

 

 

 

Recorde aqui o filme do jogo:

 

Resultado Final: Ajax 2 - 3 Sporting

 

90+6' O árbitro apita e dá por finalizada a partida. O Sporting vence e está nos oitavos de final da UEFA Youth League.

 

90+5' Grande ocasião para o Ajax! Van Axel Dongen surge em boa posição e atira com força para a baliza do Sporting. Valeu a defesa do guarda-redes Diego Callai.

 

90+5' Cartão amarelo para Chico Lamba (Sporting).

 

90+4' Remate perigoso de Hlynsson (Ajax), mas a bola passa ao lado da baliza do Sporting.

 

90+3' Substituição no Sporting. Sai Miguel Menino e entra Samuel Justo.

 

90' O árbitro concede mais cinco minutos de compensação.

 

Depois de muita insitência na segunda parte, o Sporting consegue dar a volta ao resultado e está agora a vencer o Ajax. Os minutos finais prometem ser eletrizantes, uma vez que, com este resultado, os holandeses ficam de fora da prova europeia.

 

 

87' GOLO do Sporting! Está feita a reviravolta no marcador! Chico Lamba recebe um passe de Miguel Menino e atira a contar para o fundo das redes de Setford. Ajax 2-3 Sporting.

 

87' Falta de Vos (Ajax) sobre Renato Veiga. É livre para o Sporting.

 

85' Canto para o Sporting. Miguel Menino faz a cobrança mas sem perigo para a baliza adversária.

 

83' Subsituição no Ajax. Sai Julian Brandes e entra Misehouy.

 

83' Substituição no Ajax. Sai Rasmussen e entra Agougil.

 

82' Remate de Youssef Chermiti (Sporting) ao lado da baliza do Ajax.

 

80' Subsituição no Sporting. Sai Rodrigo Marquês e entra Rodrigo Ribeiro.

 

78' Grande oportunidade para Youssef Chermiti que permite a defesa de Setford (Ajax), atento, a salvar a equipa holandesa.

 

76' Canto para o Ajax cobrado por Rasmussen. Jermoumi consegue o remate mas a bola sai ao lado da baliza do Sporting.

 

74' Que perigo! Grande oportunidade para Renato Veiga (Sporting) que remata em boa posição. Valeu a defesa de Setford (Ajax).

 

No outro jogo do grupo, o Borussia Dortmund venceu o Besiktas por 6-2. Com este resultado, o Sporting está obrigado a vencer em Amesterdão para conseguir apurar-se para os oitavos de final da Uefa Youth League.

 

71' Substituição no Ajax. Sai Julius Dirksen e entra Jay Enem. O treinador do Ajax retira um defesa e coloca um avançado na tentativa de recuperar a vantagem. 

 

 

71' GOLO do Sporting! Martim Marques faz uma assistência para Youssef Chermiti, que remata para o fundo da baliza do Ajax. Está feito o empate na partida.  Ajax 2-2 Sporting.

 

69' Miguel Menino (Sporting) remata forte, mas a bola sai ao lado da baliza do Ajax.

 

65' Remate de Rafael Sarfo (Ajax). Acabado de entrar na partida, o jogador do Ajax consegue encontrar a posição para visar a baliza adversária, mas o remate é bloqueado pela defensiva leonina.

 

64' Substituição na equipa do Sporting. Sai Diogo Cabral e entra João Daniel. O técnico Filipe Pedro opta por retirar um avançado e colocar mais um médio em campo, na tentativa de conseguir ter mais bola e superiorizar-se ao Ajax na zona média do terreno.

 

64' Cartão amarelo para Mateus Fernandes (Sporting)

 

63' Substituição no Ajax. Sai Eskild Dall e entra Rafael Sarfo.

 

61' Nova jogada do Sporting a ser afastada para canto. Rodrigo Marquês novamente na cobrança, afasta a defensiva do Ajax.

 

60' Remate forte de Dirksen (Ajax), mas a bola passa ao lado da baliza defendida por Diego Callai (Sporting).

 

59' Canto para o Sporting. Bate Rodrigo Marquês e afasta a defesa do Ajax.

 

58' Van Axel Dongen é apanhado em fora de jogo.

 

Está melhor o Sporting no início desta segunda parte. Os leões têm mais bola e vão atacando com perigo.

 

56' Brandes (Ajax) comete uma falta sobre Rodrigo Marquês. É livre para a formação leonina.

 

55' Que perigo! Rodrigo Marquês com uma boa oportunidade para empatar a partida, vale a defesa de Setford. Canto para o Sporting.

 

No outro jogo do grupo, o Borussia Dortmund está a vencer o Besiktas na Alemanha (5-2). Com esta junção de resultados, os leões ficam afastados da próxima fase desta edição da Uefa Youth League.

 

53' Cartão amarelo para Rodrigo Marquês (Sporting)

 

50' Canto para o Sporting, marcado por Rodrigo Marquês. Sem perigo para a baliza do Ajax.

 

O início da segunda parte está a ser marcado por um jogo muito físico, com várias faltas sucessivas de parte a parte.

 

Já se joga a segunda parte do Ajax-Sporting. Os leões voltam ao campo com a intenção de recuperar a desvantagem com que foram para o intervalo

 

INTERVALO: Ajax 2-1 Sporting

 

45' O árbitro apita para o intervalo e manda toda a gente para os balenários. Chega ao fim a primeira parte, com o Ajax a justificar a vantagem pela superioridade demonstrada em vários momentos dos primeiros 45 minutos. Ainda assim, o Sporting conseguiu algumas jogadas de perigo, dando boas indicações para uma segunda parte que promete ser fervorosa.

 

44' Grande oportunidade para Van Axel Dongen! O avançado do Ajax aparece em boa posição, remata forte, mas Diego Callai (Sporting) defende.

 

 

42' GOLO do Sporting! Mateus Fernandes recebe uma assistência de Diogo Cabral e coloca a bola dentro da baliza do Ajax, reduzindo o marcador. Ajax 2-1 Sporting.

 

39' Falta dura de Dirksen (Ajax) sobre Chico Lamba. O jogador holandês recebe cartão amarelo.

 

Depois de ter equilibrado a partida, o Sporting parece ter acusado os golos do Ajax. A equipa holandesa está agora numa fase ascendente do jogo, circulando a bola com mais perigo para a baliza dos jovens leões.

 

33' Canto cobrado por Hlynsson (Ajax), sem perigo para a baliza à guarda de Diego Callai (Sporting).

 

32' Canto batido por Hlynsson (Ajax), a defesa leonina afasta a bola pela linha final, novo canto para o Ajax.

 

31' Diego Callai (Sporting) nega o golo a Rasmussen (Ajax) e cede canto.

 

31' Oportunidade de golo para Van Axel Dongen que procurava o hat-trick.

 

30' Remate forte de Mateus Fernandes bloqueado pela defesa do Ajax. Grande oportunidade para o Sporting reduzir.

 

29' Livre para o Ajax por falta de Emanuel Fernandes sobre Hlynsson.

 

28' Cartão amarelo para Martim Marques por entrada perigosa sobre Hlynsson.

 

27' Dall (Ajax) com oportunidade para elevar o marcador, mas Diego Callai estava atento e defende o remate.

 

26' Lance de perigo para o Ajax. Rasmussen faz um remate potente que passa com perigo ao lado da baliza do Sporting.

 

 

25' Golo do Ajax. Van Axel Dongen, assistido por Dall, volta a bater Diego Callai e bisa na partida. Ajax 2-0 Sporting.

 

23' Golo do Ajax. Van Axel Dongen coloca a bola nas redes da baliza dos leões e altera o placard do jogo. Ajax 1-0 Sporting.

 

21' Falta de Aertssen (Ajax) sobre Diogo Marquês (Sporting). O jogador do Ajax vê o cartão amarelo pela entrada dura sobre o jovem jogador dos leões.

 

19' Dall (Ajax) comete falta sobre Diogo Travassos (Sporting).

 

16' Canto para o Ajax. Hlynsson assume a cobrança da bola parada do lado esquerdo do ataque da equipa holandesa. O canto é cobrado sem perigo.

 

Depois da superioridade do Ajax nos minutos iniciais da partida, o Sporting conseguiu equilibrar o jogo e vai saindo com mais perigo para o ataque, com boas dinâmicas nas transições ofensivas.

 

13' Diogo Marquês cai na área do Ajax. Os jogadores do Sporting pedem penálti mas o árbitro manda seguir.

 

11' Grande contra-ataque do Sporting, Diogo Cabral conduz a bola pelo meio-campo ofensivo e, à entrada da área, remata forte. A bola acaba por bater no poste direito da baliza de Setford, sobra para Mateus Fernandes que na recarga permitiu a defesa ao guarda-redes do Ajax.

 

7' Falta de Driksen sobre Rodrigo Marquês. Livre para o Sporting a meio-campo.

 

6' Canto batido à esquerda do ataque do Sporting, sem perigo.

 

5' Remate de Diogo Cabral, defende Setford para canto.

 

3' Livre em zona lateral para o Ajax. O cruzamento ainda sofre um desfio mas acaba nas mãos do guarda-redes Diego Callai.

 

O Ajax vai mantendo a posse de bola, circulando o esférico de um corredor ao outro e tentando furar a defesa leonina.

 

Já se joga o Ajax - Sporting!

 

SIGA AQUI AS PRINCIPAIS INCIDÊNCIAS (início às 13.30 horas)

 

EQUIPAS

 

Ajax 4x3x3

 

Setford, Jermoumi, Aertssen, Gooijer, Dirksen, Brandes, Hlynsson, Vos, Rasmussen, Dall e Van Axel Dongen

 

Suplentes: Kremers, Van Bohemen, Hato, Sarfo, Agougil, Misehouy e Enem

 

Treinador: John Heitinga

 

Sporting 4x3x3

 

Diego Callai, Martim Marques, Emanuel Fernandes, Chico Lamba, Diogo Travassos, Mateus Fernandes, Renato Veiga, Miguel Menino, Diogo Cabral, Youssef Chermiti e Rodrigo Marquês

 

Suplentes: Diogo Pinto, Rodrigo Ribeiro, João Pereira, Marco Cruz, Kiko Félix, João Daniel e Samuel Justo

 

Treinador: Filipe Pedro

 

 

ANTES DO JOGO

 

A equipa de juniores do Sporting desloca-se esta tarde ao terreno do Ajax para disputar a última e decisiva jornada do Grupo C da UEFA Youth League. Os jovens leões partem para este jogo na segunda posição do grupo com oito pontos, mais um que o Borussia Dortmund e a dois pontos do Ajax, que lidera com dez pontos.

 

O Sporting procura assim vencer em Amesterdão e terminar em primeiro do grupo, mas os leões podem conseguir o apuramento mesmo em caso de empate ou derrota, no caso do Borussia Dortmund não vencer o Besiktas no outro jogo do grupo.

 

Recorde-se que o segundo classificado de cada grupo terá ainda de disputar um play-off de apuramento para os oitavos de final, defrontando uma das equipas apuradas do Caminho dos Campeões, uma ronda paralela à fase de grupos da UEFA Youth League que é disputadas pelas federações com maior ranking na UEFA. Midtjylland, Hajduk Split, Genk, Zilina, Empoli e AZ Alkmaar são as equipas qualificadas através deste caminho, sendo que há ainda duas vagas em disputa entre Deportivo, Maccabi Haifa, Septemvri Sofia e Rangers. 
 

O encontro entre leões e holandeses vai ser arbitrado pelo norueguês Espen Eskâs, que conta com Kim Haglund e Anders Dale como assistentes. O quarto árbitro será Sander Van Der Eijk.

 

 

Classificação

 

1. Ajax – 10 pontos

2. Sporting – 8 pontos

3. Borussia Dortmund – 7 pontos

4. Besiktas – 3 pontos

 

Resultados do Sporting:

 

2021/09/15

Sporting 1 – 1 Ajax

 

2021/09/28

Borussia Dortmund 0 – 0 Sporting 

 

2021/10/19

Besiktas 1 – 3 Sporting

 

2021/11/03

Sporting 1 – 2 Besiktas

 

2021/11/24

Sporting 3 – 2 Borussia Dortmund

Ler Mais
Comentários (36)

Últimas Notícias