Portugal pode fazer história (e encaixar mais €27,6 milhões)

Liga dos Campeões 07-12-2021 08:31
Por Rogério Azevedo

Nunca Portugal teve três equipas nos oitavos de final da Liga dos Campeões e só por uma vez duas lá chegaram em simultâneo. Aconteceu em 2016/2017, quando FC Porto (2.º atrás do Leicester) e Benfica (2.º depois do Nápoles) seguiram em frente na fase de grupos, caindo depois aos pés de Juventus e Dortmund, respetivamente.


Agora, cinco anos depois dessa boa presença de dragões e águias, Portugal pode voltar a repetir a façanha ou até fazer história se conseguir o pleno. O Sporting já lá está e FC Porto (hoje) e Benfica (amanhã) podem seguir os leões. Os azuis e brancos estarão, desde logo, nos oitavos de final, caso batam o Atlético Madrid no Dragão e empatando também poderão seguir em frente, desde que o Milan não ganhe, em casa, ao Liverpool.


As contas do Benfica são simples de fazer: tem de ganhar ao Dínamo Kiev e esperar que o Barcelona não vença em Munique. Se terminar com os mesmos pontos dos catalães, os encarnados passarão à fase seguinte, pois ganharam na Luz e empataram em Barcelona. Garantirão, assim, a quinta presença nos oitavos no atual modelo: para já, estiveram em 2005/2006 (Ronald Koeman), 2011/2012 (Jorge Jesus), 2015/2016 (Rui Vitória) e 2016/2017 (Rui Vitória).


Em jogo, para FC Porto, Sporting e Benfica, estarão nada menos de 27,6 milhões de euros: 8,4 milhões caso os três vençam Atlético Madrid, Ajax e Dínamo Kiev e mais 19,2 milhões se dragões e águias atingirem os oitavos. Leões já garantiram os 9,6 milhões de presença na fase seguinte da prova.

 

Leia na íntegra na edição impressa ou digital de A BOLA.

Ler Mais
Comentários (6)

Últimas Notícias