Variante Ómicron leva ao adiamento do Torneio de futebol da Cosafa

Moçambique 06-12-2021 14:15
Por Alexandre Zandamela, Maputo

A Associação das Federações de Futebol da África Austral (COSAFA) anunciou o adiamento do torneio regional de Sub-20, que devia ter lugar entre os dias 10 e 18 deste mês de Dezembro, no Reino de Eswatini, para o próximo ano, devido à desistência de vários países.

 

Na sua nota de comunicação do facto, a Cosafa lamenta a medida, considerando, entretanto, que a mesma foi necessária face às circunstâncias. “Estamos bastante desapontados pelos jogadores e equipas, assim como pela Federação de Futebol de Eswatini, que concordou em acolher a competição e está muito longe da linha de preparação exigida”, refere a organização.

 

A Cosafa revela ainda que o surgimento da nova variante da Covid-19, o Ómicron, também foi responsável pelo adiamento da prova, que assim passa para 2022.

 

«A pandemia já esgotou o campo para as competições de futebol masculino e feminino de Sub-17 nos Jogos da Região 5, que decorrem em Maseru, no Lesoto, e é provável que tenha tido o mesmo impacto na competição de Sub-20», escreve o organismo regional de futebol.

 

O torneio de Sub-20 era para ser o último dos sete eventos organizados pela Cosafa este ano, mas vários factores operacionais tornaram necessário um adiamento, «não menos importante o caos de viagens causado pela variante Ómicron da Covid-19».

 

Até porque, «é uma grande pena para uma competição que é disputada anualmente, desde 2016, e proporcionou uma plataforma tão excelente para os nossos jovens jogadores da região mostrarem o seu talento e serem vistos pelos olheiros», lamenta a Cosafa.

 

Segundo aquele órgão desportivo regional, o torneio do próximo ano, previsto para o mesmo local, mas ainda sem datas, vai servir para a qualificação para o Campeonato Africano das Nações (CAN) do escalão, a ter lugar em 2023.

Recorde-se que Moçambique iria entrar para esta competição na qualidade de detentor do troféu, conquistado em 2020, na África do Sul, com uma equipa treinada pelo ex-conimbricense Dário Monteiro.

 

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias

África