Um empate com sabor... a vitória

Futsal 05-12-2021 20:54
Por Eduardo Pedrosa Marques

O Sporting está apurado para a final four da Champions!

 

Os leões empataram (1-1) diante do Ekaterimburgo, na 3.ª e última jornada do Grupo B da Ronda de Elite, numa partida realizada na noite deste domingo, no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.

 

Com Frederico Varandas a assistir ao encontro na tribuna presidencial, o Sporting fez uso da hipótese dupla que possuía, uma vez que o empate também servia os interesses do conjunto orientado por Nuno Dias. O jogo desenrolou-se quase sempre sob o desígnio do equilíbrio, pese embora o Sporting tivesse algum ascendente ofensivo. Os guarda-redes (no Sporting, e depois da lesão de Guitta, também Bernardo Paçó esteve em plano de evidência) tiveram papel de destaque, impedindo que a primeira parte tivesse golos.

 

Nos segundos 20 minutos, e mesmo sem que a toada tivesse sofrido alterações, os leões acabaram por conseguir desbloquear o nulo aos 31 minutos, quando Waltinho, perspicaz, respondeu da melhor forma a uma bela defesa de Kalmakhelidze, após remate cruzado de Alex Merlim, e, de cabeça, abriu o ativo. Foi, porém, sol de pouca dura. No minuto seguinte, Prudnikov, aproveitando uma escorregadela de Waltinho, encarou Bernardo Paçó e rematou para o empate.

 

Daí até final, houve ocasiões de golo para os dois conjuntos, mas os guarda-redes voltaram a sobressair. E a experiência do Sporting veio ao de cima ainda com mais ênfase nos quatro minutos finais, período onde os leões, tapados com faltas, foram obrigados a defender ainda melhor, demonstrando também uma inteligência suprema na gestão da posse de bola.

 

Com este empate, o Sporting carimbou o passaporte para a discussão do título da mais importante prova de clubes da UEFA, podendo, dessa forma, defender o troféu conquistado na temporada passada, depois da épica vitória (4-3) sobre o Barcelona, na final da Champions realizada em Zadar (Croácia).

 

Com o local da final four desta época ainda por conhecer - a UEFA deverá comunicar a decisão nos próximos dias -, sabem-se, para já, as datas das meias-finais (28 e 29 de abril) e da final (30 de abril ou 1 de maio). O Sporting junta-se a Benfica, Barcelona (Espanha) e Tyumen (Rússia) no lote restrito das quatro melhores equipas da Europa e que, no próximo ano, irão digladiar-se pela conquista da prova.

 

Recorde o filme do jogo:

 

Final da partida! Sporting 1 Ekaterimburgo 1.

 

39 minutos: Remate de Abramov, por cima da barra da baliza de Bernardo Paçó.

 

39 minutos: Pausa técnica solicitada por Nuno Dias, treinador do Sporting. Faltam 19 segundos para o apito final.

 

39 minutos: Abramov, à entrada da área, remata por cima da barra da baliza de Bernardo Paçó.

 

O Ekaterimburgo passa a jogar em 5x4. Prudnikov desempenha as funções de guarda-redes avançado no conjunto russo. Falta dois minutos para o final do encontro.

 

38 minutos: Pausa técnica solicitada por Evgeny Davletshin, treinador do Ekaterimburgo.

 

38 minutos: Contra-ataque conduzido por Cardinal, com o remate do número 7 leonino a sair ao lado do poste da baliza de Kalmakhelidze.

 

37 minutos: Quinta falta do Sporting. A pouco menos de quatro minutos do final da partida, os leões ficam tapados com faltas e estão proibidos de voltar a cometer qualquer infração o que, a acontecer, dará automaticamente livre direto para o conjunto russo.

 

Entramos nos cinco minutos finais do encontro. Prevalece o empate (1-1) no marcador, resultado que serve os interesses do Sporting. O Ekaterimburgo, porém, já demonstrou que vai lutar até ao último segundo pela qualificação para a final four. Tudo pode acontecer...

 

34 minutos: Remate forte de Kalmakhelidze, de longe, bela defesa de Bernardo Pacó, para canto.

 

34 minutos: Livre direto de Caio Ruiz, com a bola a sair à figura de Kalmakhelidze.

 

34 minutos: Cartão amarelo a Abramov.

 

33 minutos: Pausa técnica para a limpeza do recinto de jogo.

 

32 minutos: Golo do Ekaterimburgo! Infelicidade de Waltinho, que escorregou na zona do meio-campo, e Prudnikov, sem facilitar, rematou para o 1-1.

 

32 minutos: Remate de longe de Miguel Ângelo, com a bola a bater no poste esquerdo da baliza russa.

 

31 minutos: Golo do Sporting! Remate da esquerda de Alex Merlim, defesa de Kalmakhelidze e, na recarga, Waltinho, ao segundo poste, desvia de cabeça para o 1-0.

 

29 minutos: Tiro de Ivanov, para mais uma grande defesa de Bernardo Paçó. 

 

Frederico Varandas, presidente do Sporting, está a assistir ao jogo na tribuna presidencial do Pavilhão João Rocha. 

 

28 minutos: Remate de pé esquerdo de Sokolov, bela defesa de Bernardo Paçó.

 

23 minutos: Passe soberbo de Alex Merlim e remate de Pauleta para grande defesa de Kalmakhelidze.

 

Guitta ainda não estará nas melhores condições físicas e, como tal, Bernardo Paçó mantém-se na baliza leonina.

 

Início da segunda parte!

 

Um grande jogo de futsal no Pavilhão João Rocha, em Lisboa. Apesar do nulo no marcador, a verdade é que Sporting e Ekaterimburgo têm protagonizado um excelente espetáculo, numa partida digna de apurar uma das equipas para a final four da Champions. Os leões têm sido a equipa com sinal mais na procura do golo, mas sempre com cautelas defensivas, uma vez que o conjunto russo tem jogadores experientes e de qualidade que, a qualquer momento, podem fazer a diferença. É certo que um empate chega ao Sporting para conseguir a qualificação que lhe permitirá defender o título conquistado a 3 de maio, em Zardar, na Croácia (vitória por 4-3 diante do Barcelona), mas o emblema verde e branco não pode - nem estará, certamente... - fiar-se em demasia nesse cenário. Até porque, convenhamos, e mesmo mediante a qualidade apresentada pelo Ekaterimburgo, o Sporting é melhor equipa. Está tudo em aberto para a segunda parte...

 

Intervalo! Sporting 0 Ekaterimburgo 0.

 

20 minutos: Pausa técnica solicitada por Evgeny Davleshin, treinador do Ekaterimburgo.

 

20 minutos: Remate fortíssimo de Alex Merlim, de meia distância, para uma belíssima defesa de Kalmakhelidze. 

 

18 minutos: O Ekaterimburgo chega às cinco faltas. Falta pouco mais de um minuto para o intervalo e o Sporting ainda poderá beneficiar de um livre direto nesta etapa inicial.

 

18 minutos: Quase marca o Ekaterimburgo! Assistência de Fakhrutdinov e Prudnikov, quase em cima da linha de golo, tenta o desvio, mas Bernardo Paçó realiza uma intervenção extraordinária, impedindo o primeiro golo dos russos.

 

18 minutos: Cartão amarelo a Alex Merlim.

 

Guitta caiu mal, na sequência da defesa realizada há instantes, foi assistido ainda dentro da quadra, mas acabou mesmo por ser substituído. Bernardo Paçó está agora a defender as redes leoninas.

 

17 minutos: Quase marca o Ekaterimburgo! Assistência de Sokolov e remate de primeira de Fakhrutdinov, para grande defesa de Guitta para canto.

 

15 minutos: Remate cruzado de Abramov, ao lado do poste esquerdo da baliza defendida por Guitta.

 

15 minutos: Passe de Waltinho e remate de longe de Pauleta, ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza de Kalmakhelidze.

 

13 minutos: Quase marca o Sporting! Canto de Alex Merlim e Caio Ruiz, de primeira, sem deixar bater a bola no chão, atira com estrondo à barra da baliza russa.

 

Pausa técnica solicitada por Nuno Dias, treinador do Sporting.

 

13 minutos: Zicky Té, depois de bailar sobre Sokolov, remata de pé direito para defesa de Kalmakhelidze para canto.

 

10 minutos: Kalmakhelidze, guarda-redes do Ekaterimburgo, juntou-se ao processo ofensivo da sua equipa e tentou a sua sorte, com um remate defendido por Guitta, para a frente. Na recarga, novo duelo entre Kalmakhelidze e Guitta, tendo o guardião leonino levado também a melhor.

 

8 minutos: Remate cruzado de Abramov e Sokolov, no centro da área, desviou subtilmente, mas a bola saiu ligeiramente por cima da barra da baliza de Guitta.

 

8 minutos: Cardinal, depois de rodar sobre o marcador contrário, rematou de longe, mas ao lado do poste esquerdo da baliza russa.

 

7 minutos: Cartão amarelo a Waltinho.

 

5 minutos: Tiro frontal de Waltinho, defesa apertada de Kalmakhelidze.

 

3 minutos: Remate cruzado de Abramov, a bola desvia em Zicky Té e acaba por morrer nas luvas de Guitta.

 

2 minutos: Remate de Guitta para defesa atenta de Kalmakhelidze.

 

Início da partida!

 

Sporting: Guitta, Erick Mendonça, João Matos C, Diego Cavinato e Alex Merlim

 

Suplentes: Gonçalo Portugal, Bernardo Paçó, Zicky Té, Cardinal, Pauleta, Waltinho, Tiago Macedo, Caio Ruiz e Miguel Ângelo

 

Treinador: Nuno Dias

 

 

Ekaterimburgo: Kalmakhelidze, Abramov C, Prudnikov, Fakhrutdinov e Sokolov


Suplentes: Putilov, Karpov, Okulov, Demin, Shishkin, Gerasimov, Timoshenko, Ivanov e Sorokin

 

Treinador: Evgeny Davleshin

 

Árbitros: Gabor Kovacs (Hungria) e Marc Birkett (Inglaterra)

 

Já há equipas!

 

O Sporting joga este domingo (19 horas) a 3.ª e última jornada do Grupo B da Ronda de Elite da Champions, diante do Ekaterimburgo (Rússia). Em caso de vitória ou empate, os leões, que detêm o título de campeões da Europa, garantem o apuramento para a final four da competição. A BOLA online vai seguir o encontro a par e passo. Venha daí connosco, caro leitor...

 

Boa tarde!

Ler Mais
Comentários (52)

Últimas Notícias