Liga dos Campeões: Iuri Leitão em 4.º e Maria Martins em 8.º

Ciclismo 05-12-2021 09:02
Por Fernando Emílio

Excelente prestação a de Iuri Leitão em Londres. Ao vencer a prova de eliminação, o português concluiu no 4.º lugar a 1.ª edição da Liga dos Campeões de pista, com 84 pontos, pertencendo o triunfo ao americano Gavin Hoover, que somou 107, seguido do espanhol Sebastian Mora, com 102 pontos.

Perante as bancadas lotadas do Valey VeloPark, a prova de eliminação foi disputada em alta velocidade, com o ciclista minhoto a assumir, nas primeiras voltas, os lugares cimeiros do pelotão para que, quando ficassem cinco ciclistas na pista, passasse a correr taticamente, o que lhe permitiu, na ultima volta, bater de forma poderosa o neozelandês Aaron Gate e ser o primeiro português a vencer uma eliminatória na competição.

Iuri Leitão ficou a nove pontos do terceiro classificado, o também neozelandês Gorbin Strong, depois de ter sido claramente prejudicado no scratch, prova na qual se classificou em 8.º lugar depois da desclassificação de Mora o qual, na ultima volta, provocou a queda de vários ciclistas, deixando em dificuldades o ciclista português para atacar o sprint final.

Quanto a Maria Martins finalizou a Liga dos Campeões na 8.ª posição, com 68 pontos, após ser ontem 6.ª no scratch e 3.ª na eliminação. Acusando o desgaste de uma longa temporada, a ribatejana foi bastante penalizada na sexta-feira ao ser eliminada na primeira volta da prova de eliminação devido a má colocação na corrida, já após ter sido segunda no scratch.

O primeiro lugar pertenceu à britânica Katie Archibal (145 pontos), seguida da neerlandesa Kirsten Wild (100) e da australiana Annette Edmondson (97). Nas provas de velocidade, vitória de outro neerlandês, Harrie Lavreysen (147 pts), seguido do alemão Stefan Botticher (133) e do russo Mikhail Yakovlev (72), no feminino impôs-se a alemã Emma Hinze (128), a compatriota Lea Friedrich (118) foi 2.ª e Kelsey Mitchel, do Canadá (102 pontos), 3.ª. A Liga dos Campeões de Pista juntou 72 ciclistas em igualdade de género de 30 países.                         

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias