O reencontro de João Mário com (pelo menos) nove leões

Benfica 03-12-2021 10:42
Por Rogério Azevedo

A 15 de maio, quando o Sporting se deslocou ao Estádio da Luz para, já campeão nacional, defrontar o Benfica na jornada 33, o número 17 dos leões era João Mário. Agora, quase sete meses depois, o número 17 dos verde-e-brancos é Sarabia e João Mário é o 20 dos vermelhos. E é no campeão da Europa de 2016 que se centrarão muitas das atenções dos adeptos. Menos sorridentes, provavelmente, os sportinguistas; mais alegres, possivelmente, os benfiquistas. Uma coisa é indiscutível: a classe de João Mário Naval da Costa Eduardo. Também por isso e, sobretudo, por ter sido campeão nacional pelo Sporting, JM será cumprimentado por, pelo menos, nove leões. Os presumíveis titulares: Adán, Neto, Gonçalo Inácio , Feddal, Porro, Matheus Nunes, Matheus Reis, Pedro Gonçalves e Paulinho. Também Ugarte e Sarabia o podem fazer, embora com menos intimidade do que os campeões nacionais de 2020/2021.

 

João Mário une-se hoje a mais 55 futebolistas que jogaram no Benfica e no Sporting e que defrontaram ambas as equipas pelos dois velhos rivais. O último a fazê-lo, embora de forma indireta, pois passara, entretanto, por V. Setúbal e Rio Ave, foi Nuno Santos, campeão nacional pelas águias em 2015/2016 e pelos leões em 2020/2021. Quatro anos antes, no arranque de 2016/2017, o peruano André Carrillo fizera o percurso inverso. E com sucesso, pois sagrou-se campeão no primeiro ano.

 

Onze jogadores vestiram as duas camisolas nos últimos 20 anos: Derlei, João Pereira, Maniche, Bruno César, Markovic, Fábio Coentrão e Nuno Santos fizeram-no primeiro de vermelho e depois de verde, Carrillo, Yannick Djaló, Carlos Martins e Luís Filipe pela ordem inversa. Menos de metade foi campeão no segundo clube: João Pereira e Nuno Santos no Sporting, Carrillo, Carlos Martins e Luís Filipe no Benfica. Dimas, Paulo Bento, Rui Bento e João Pinto tinham jogado nos encarnados na parte final do século passado e foram campeões pelos verde-e-brancos no início do atual.

 

Leia mais na edição digital ou na edição impressa de A BOLA.

Ler Mais
Comentários (15)

Últimas Notícias