Alexandra de bronze nos Europeus: «Sabe a pouco... mas é muito»

Bilhar 02-12-2021 19:32
Por António Barroso

A anglo-portuguesa Alexandra Cunha, de 47 anos, foi ao início da noite desta quinta-feira batida por 4-5 nas meias-finais da prova de ‘Bola 10’ dos Campeonatos Europeus de Pool de Seniores (jogadores com mais de 40 anos), que decorrem em Treviso (Itália) pela alemã Susanne Wessel e viu esfumar-se a chance de jogar o título europeu na final, tendo de se contentar com a medalha de bronze.

 

«É uma boa sensação. Dei o meu melhor. É o que interessa, tentei», disse a A BOLA a jogadora, com dupla nacionalidade (e os dois passaportes, britânico e português), mas que compete pela bandeira da Grã-Bretanha, onde está emigrada desde 2012 (Norwich) e onde tem competição habitualmente… mais perto de onde reside há nove anos.

 

«A bandeira inglesa ali soa a estranho? Só faz diferença se pudesse ouvir ‘A Portuguesa’, não há nada como o Hino nacional, uma emoção de arrepiar! E se possível, com uma foto do Palácio da Pena», disse-nos Alexandra, nascida em Lisboa e criada no Algueirão (Sintra), onde reside a sua família.

 

«Mas o bronze acaba por saber a pouco… porque estive a um bocadinho de prata. Mas também sei que é muito... por ser a minha primeira medalha como individual em Europeus organizados pela European Pocket Billiards Federation, a EPBF», afirmou-nos Alexandra Cunha, que em 2017 foi bronze também por Equipas, mas por Portugal, fazendo dupla com Lídia Moreira, sendo esta a sua segunda medalha em Europeus de Pool.

 

Seleção defronta Alemanha ou Suécia na sexta-feira

 

A ocasião para a desforra de Susanne Wessel é já na sexta-feira, na prova de ‘Bola 8’ dos Europeus (9 horas locais, menos uma em Portugal continental): voltam a defrontar-se, agora noutro concurso individual.

 

Já a Seleção Nacional de Pool, composta por Jorge Tinoco (P. Ferreira), Henrique Correia e Manuel Pereira (ambos da Académica de Coimbra) volta à ação na prova por equipas na sexta-feira, após a vitória sobre a Áustria (2-1) e o desaire (0-2) ante a anfitriã Itália ter atirado Portugal para as repescagens. Portugal defrontará às 16.30 horas locais (menos uma em Lisboa) o vencedor do Alemanha-Suécia, que se joga ao início da tarde ainda em Treviso.

 

Trio luso em ação na ‘Bola 8’

 

Quanto ao concurso individual masculino de ‘Bola 8’, esperanças intactas para o trio de Portugal. Henrique Correia venceu Frank Willmer (Alemanha) por 7-2 neste dia. Depois, bateu o norueguês Didrik Vatne por 7-5 e defrontará o norueguês Jorgen Nielsen na manhã de sexta-feira (9 horas locais, menos uma em Portugal continental).

 

Já Manuel Pereira, começou esta quinta-feira a perder (3-7) ante o sueco Mahmut Mutto. Uma vitória sobre o francês Fabien Guerder (7-5) relançou-o na prova, que conta com 77 jogadores, e na manhã de sexta-feira (10.45 horas locais, menos uma em Lisboa) joga com o sueco Glenn Andersson.

 

Por último, o campeão europeu de ‘Straight Pool’ (ou ‘14+1’), o algarvio Jorge Tinoco, venceu Matija Veric (Croácia) por 7-1, e vai defrontar o alemão Jurgen Ritter também bem cedo na sexta-feira (9 horas locais, menos uma em Portugal continental), pelo acesso ao quadro final de 32 nos ‘16avos’.

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias