Portugal fez frente à poderosa Alemanha

Futebol Feminino 30-11-2021 20:11
Por Eduardo Pedrosa Marques

Portugal acabou por ser derrotado pela Alemanha, é um facto, e também não é menos verdade que o desaire permite à seleção germânica subir à liderança do Grupo H, precisamente por troca com a turma das quinas, mas é da mais elementar justiça sublinhar a excelente exibição da equipa liderada por Francisco Neto.

 

Pela frente estava, apenas e só, uma das melhores seleções do planeta - a Alemanha tem no seu historial dois títulos mundiais e oito europeus -, mas nem isso atemorizou as jogadoras portuguesas. Nem tão pouco o facto de estarem a perder por 0-3 aos 28 minutos! A partir daí, as craques nacionais como que soltaram-se de todas e quaisquer amarras e discutiram o jogo taco-a-taco com as alemãs. De tal forma que, ainda na primeira parte, Portugal conseguiu mesmo reduzir para 1-3, fruto de um autogolo de Merle Frohms, na sequência de um penálti de Carole Costa ao poste. No ressalto, a bola bateu nas costas da guarda-redes contrária e anichou-se no fundo das redes.

 

O golo motivou ainda mais a Seleção Nacional, que terminou a primeira parte a dominar a partida, dando sinais claros do que pretendia fazer na etapa complementar...

 

E os segundos 45 minutos não defraudaram as expetativas, confirmando-se, em pleno, que Portugal estava mesmo disposto a discutir o resultado com a Alemanha. É certo que Patrícia Morais realizou um par de intervenções de grande nível, mas a equipa nacional também colocou bastantes problemas à defensiva contrária. A bola não mais entrou na baliza alemã, mas o desempenho das comandadas de Francisco Neto foi altamente meritório.

 

Portugal fica, agora, no 2.º lugar do Grupo H da fase de apuramento para o Campeonato do Mundo de 2023, que vai realizar-se na Austrália e na Nova Zelândia, mantendo os 13 pontos com que entrara para esta ronda. A Alemanha sobe à liderança do grupo, passando a somar 18 pontos.

 

Recorde-se que o primeiro classificado garante o apuramento direto para o Mundial, ao passo que o segundo posto dá acesso ao playoff.

 

Final da partida! Portugal 1 Alemanha 3.

 

90+6 minutos: Cartão amarelo a Ana Borges.

 

90+5 minutos: Quase marca Portugal! Grande cruzamento da direita de Catarina Amado e Fátima Pinto, de cabeça, obriga Merle Frohms a uma defesa apertada.

 

Foram adicionados seis minutos de tempo adicional mínimo à partida.

 

89 minutos: Grande oportunidade para Portugal! Belíssimo cruzamento da esquerda de Ana Borges e Tatiana Pinto, de primeira, atira ligeiramente ao lado do poste direito da baliza germânica.

 

87 minutos: Livre direto de Carole Costa, junto ao círculo central da grande área, por cima da barra da baliza de Merle Frohms.

 

86 minutos: Cartão amarelo a Lena Oberdorf.

 

85 minutos: Substituição em Portugal: sai Jéssica Silva e entra Carolina Mendes.

 

83 minutos: Mais uma excelente defesa de Patrícia Morais, desta feita na sequência um forte remate de pé esquerdo de Sara Dabritz, à entrada da área.

 

82 minutos: Dupla substituição na Alemanha: saem Marina Hegering e Svenja Huth e entram Sophia Kleinherne e Tabea Wassmuth.

 

78 minutos: Cartão amarelo a Tatiana Pinto.

 

77 minutos: Livre de Dolores Silva e, depois de alguns ressaltos dentro da área, Fátima Pinto remata para defesa de Merle Frohms.

 

76 minutos: Jule Brand, à entrada da pequena área, tenta o desvio sobre Patrícia Morais, mas a guarda-redes portuguesa, com uma excelente intervenção, impede o golo germânico.

 

74 minutos: Substituição na Alemanha: sai Klara Buhl e entra Jule Brand.

 

74 minutos: Dupla substituição em Portugal: saem Andreia Norton e Andreia Jacinto e entram Fátima Pinto e Tatiana Pinto.

 

73 minutos: Cartão amarelo a Andreia Norton.

 

66 minutos: Cruzamento da direita de Andreia Norton e Francisca Nazareth, ao segundo poste, luta pela bola aérea com Kathrin-Julia Hendrich, sendo que a defesa alemã acaba por desviar a bola com o braço direito. Penálti que ficou por assinalar a favor de Portugal.

 

65 minutos: Substituição em Portugal: sai Joana Marchão e entra Francisca Nazareth.

 

64 minutos: Dzsenifer Marozsan, recém-entrada, remata à baliza de Patrícia Morais, já dentro da área, mas a bola sai à figura da guarda-redes nacional.

 

61 minutos: Substituição na Alemanha: sai Lina Magull e entra Dzsenifer Marozsan.

 

50 minutos: remate cruzado de Lea Schullar, já dentro da área, ligeiramente fletida para o lado esquerdo, ao qual correspondeu Patrícia Morais com uma grande defesa para canto.

 

Início da segunda parte!

 

A Seleção Nacional, apesar de estar em desvantagem no marcador, tem realizado uma exibição positiva. As comandadas de Francisco Neto foram crescendo com o decorrer do próprio jogo, e acabaram por libertar-se de alguma pressão psicológica quando já estavam a perder por 0-3. O tento nacional, apontado por Merle Frohms, na própria baliza (na sequência de um penálti de Carole Costa ao poste, cuja bola acabou por ressaltar na guarda-redes germânica e anichar-se no fundo das redes). Daí para cá, e até ao final desta primeira parte, Portugal não voltou a sentir problemas junto da baliza de Patrícia Morais e, a espaços, tentou sair em transição para o ataque. Apesar do poderio da Alemanha, está tudo em aberto para a etapa complementar... 

 

Intervalo! Portugal 1 Alemanha 3.

 

34 minutos: Golo de Portugal! Carole Costa, na transformação do penálti, remata para o lado direito da baliza alemã, a bola vai ao poste, mas, no ressalto, bate em Merle Frohms, guarda-redes da Alemanha, e acaba mesmo por entrar. 1-3. Em bom rigor, trata-se de um auto-golo, uma vez que foi a número 1 germânica que introduziu a bola na sua própria baliza.

 

33 minutos: Penálti a favor de Portugal! Grande passe em profundidade de Jéssica Silva para Diana Borges que, já na área, foi derrubada Merle Frohms. 

 

28 minutos: Golo da Alemanha! Remate de Melanie Leupolz, à entrada da área, a bola sofre um desvio no braço de Diana Gomes e acaba por entrar na baliza portuguesa. 0-3.

 

27 minutos: Mais uma excelente intervenção de Patrícia Morais! Canto batido por Sara Dabritz, do lado direito, há um primeiro cabeceamento de Melanie Leupolz, ao segundo poste, e no centro da pequena área, Lea Schuller (pareceu em posição irregular...), também de cabeça, permite uma grande defesa à guardiã nacional.

 

25 minutos: Klara Buhl, depois de fugir em velocidade a Catarina Amado, pelo flanco esquerdo do ataque alemão, remate ao poste esquerdo da baliza de Patrícia Morais. Na recarga, foi Sara Dabritz a tentar a sua sorte, de fora da área, para grande defesa da guarda-redes portuguesa, cedendo pontapé de canto.

 

23 minutos: Golo da Alemanha! Remate fortíssimo de Svenja Huth, à entrada da área, sem hipótese de defesa para Patrícia Morais. 0-2.

 

15 minutos: Golo da Alemanha! Canto da esquerda de Lina Magull e Lea Schuller, ao primeiro poste, cabeceia para o 0-1.

 

13 minutos: Klara Buhl, depois de deixar Catarina Amado pelo caminho, remata, já dentro da área, ligeiramente por cima da barra.

 

Portugal apresenta o habitual esquema tático, assente num 4x3x3 bastante dinâmico. À frente de Patrícia Morais, apresenta-se um quarteto defensivo constituído por Catarina Amado (à direita), Diana Gomes e Carole Costa (no eixo) e Joana Marchão (à esquerda), com um tridente de meio-campo composto por Andreia Jacinto, Dolores Silva e Andreia Norton, sendo que, na frente de ataque, Diana Silva joga pelo flanco direito, Ana Borges surge à esquerda, e Jéssica Silva atua como principal referência ofensiva da equipa das quinas.

 

7 minutos: Quase marca a Alemanha! Cruzamento bem medido de Kathrin-Julia Hendrich, do lado direito, e desvio oportuno de Klara Buhl, ligeiramente ao lado do poste esquerdo da baliza de Patrícia Morais.

 

5 minutos: Golo anulado à Alemanha! Canto da esquerda de Lina Magull, assistência de Melanie Leupolz e Lena Oberdorf, no centro da pequena área, cabeceou para o fundo da baliza nacional, mas... em fora de jogo.

 

Este duelo, que decorre no Estádio São Luís, em Faro, é mais um dos grandes testes de Portugal, uma vez que a Alemanha é considerada uma das mais fortes seleções da atualidade - dois títulos mundiais e oito europeus -, sendo que o histórico entre as duas equipas não é nada favorável ao conjunto lusitano: quatro jogos e quatro derrotas (0-11 em golos). Será desta que Portugal consegue a primeira vitória sobre a Alemanha?...

 

Início da partida!

 

Portugal entra para esta jornada na liderança do Gruo H, com 13 pontos conquistados em cinco jornadas, ao passo que a Alemanha está no 2.º lugar, com 12 pontos somados em quatro partidas.

 

Portugal: Patrícia Morais, Catarina Amado, Diana Gomes, Carole Costa, Joana Marchão, Andreia Jacinto, Dolores Silva C, Andreia Norton, Ana Borges, Diana Silva e Jéssica Silva.

 

Suplentes: Inês Pereira, Rute Costa, Alícia Correia, Clara Moreira, Vanessa Marques, Tatiana Pinto, Fátima Pinto, Lúcia Alves, Carolina Mendes, Francisca Nazareth, Andreia Faria e Mélissa Gomes.

 

Treinador: Francisco Neto

 

Alemanha: Merle Frohms, Kathrin-Julia Hendrich, Marina Hegering, Lena Oberdorf, Lea Schuller, Svenja Huth, Sara Dabritz C, Giulia Gwinn, Melanie Leupolz, Klara Buhl e Lina Magull.

 

Suplentes: Almuth Schult; Ann-Katrin Berger, Sophia Kleinherne, Maimiliane Rall, Jana Feldkamp, Dzsenifer Marozsan, Laura Freigang, Lena Lattwein, Linda Dallmann, Felicitas Rauch, Jule Brand e Tabea Wassmuth.

 

Treinador: Martina Voss-Tecklenburg

 

Árbitro: Rebecca Welch (Inglaterra)

Assistentes: Natalie Aspinall e Lisa Rashid (Inglaterra)

4.º Árbitro: Emily Heaslip (Inglaterra)

 

Já há equipas!

 

A BOLA online vai acompanhar o jogo em direto. Não perca...

 

A Seleção Nacional de futebol feminino defronta esta tarde (18 horas), a Alemanha, numa partida da 6.ª jornada do Grupo H da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2023, que vai realizar-se na Austrália e na Nova Zelândia.

 

Boa tarde!

Ler Mais
Comentários (4)

Últimas Notícias