Correia e Tinoco a uma vitória de medalha nos Europeus de Pool

Bilhar 29-11-2021 21:19
Por António Barroso

Os portugueses Henrique Correia (Académica de Coimbra, na foto) e Jorge Tinoco (P. Ferreira) qualificaram-se esta segunda-feira para os quartos de final do concurso individual da disciplina de ‘Straight Pool’ (ou ‘14+1’) e estão a uma vitória de garantir medalha(s) para Portugal nos Campeonatos da Europa de Pool de Seniores (jogadores de mais de 40 anos), organizados pela European Pocket Billiards Federation (EPBF) e que decorrem em Treviso (Itália), após vencerem quatro jogos neste dia inaugural da competição.

 

Nesta disciplina do pool, a menos popular em Portugal, um jogador embolsa qualquer das 15 bolas numeradas sobre a mesa sem ordem estabelecida até à 14.ª… mas a 15.ª fica sobre a mesa quando as outras são reagrupadas no triângulo próprio na zona do pano azul reservado para o efeito. E o jogador tem de embolsar a 15.ª (ou arriscar que entre uma do conjunto) e, com a branca, espalhar as restantes: tem presença garantida à mesa enquanto embolsar bolas e nunca perderá a vez até falhar uma.

 

O vianense Henrique Correia começou o dia a vencer o finlandês Pauli Laakso por 75-5, bateu depois o suíço René Brand por 75-28, ganhou a novo finlandês, Simo Korpela, por 75-58 nos 16avos de final e, já nos ‘oitavos’, suplantou o sueco Glen Andersson 75-51.

 

Henrique Correia irá defrontar terça-feira, às 18 horas locais (menos uma em Portugal continental) o norueguês Didrik Vatne, e a vitória garante uma medalha – não há jogo de 3.º e 4.º lugares, chegar às meias-finais garante, no mínimo, medalha de bronze.

 

Já o algarvio Jorge Tinoco, de Lagos, começou esta segunda-feira por bater o alemão Tino Hohman, por 75-59, e superou na segunda partida o italiano Riccardo Sini, por 75-57. Nos 16avos de final, o atleta dos pacenses venceu o finlandês Ville-Vesa Virtanen por 75-13 e nos ‘oitavos’ deixou para trás o sueco Fredrik Norqvist, vencendo por 75-58.

 

Jorge Tinoco vai medir forças nos quartos de final, à mesma hora que Henrique Correia, na terça-feira, com outro sueco, Mahmut Mutto, sabendo que uma vitória, além das meias-finais, garante também no mínimo a medalha de bronze para Portugal nesta disciplina, a primeira das quatro do pool nestes Europeus – faltam ainda ‘Bola 8’, ‘Bola 9’ e ‘Bola 10’, além da prova de Equipas.

 

Em caso de vitória de algum (ou ambos) os portugueses, refira-se que logo a seguir aos 'quartos', as meias-finais se jogam ainda na terça-feira, dia 30 do corrente mês, às 18.30 horas locais (menos uma hora em Lisboa), assim como a final, às 21 horas em Treviso (menos uma hora em Portugal continental). Poderão fazer três jogos na terça-feira.

 

Em nono lugar no ‘14+1’ terminou esta segunda-feira a aventura de Manuel Pereira (Académica de Coimbra) no concurso individual da disciplina desta variante do bilhar. Manel Pereira começou por perder com o austríaco Johan Scherntaner por 45-75 mas, do lado dos perdedores – só à segunda derrota se é eliminado, é jogado em sistema de ‘duplo KO’ – ainda integrou o quadro principal de 32 nos ‘16avos’.

 

Pereira venceu o finlandês Tony Mikkola por 75-46, o suíço René Brand por 75-31 e viria a cair às mãos de outro helvético, Murat Ayas (37-75), já nos ‘oitavos’. Tem ainda mais três concursos individuais e a prova de seleções para chegar mais longe nestes Europeus.

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias