Grande Bingtao bate Selby (6-3): Ronnie e Higgins estreiam-se hoje n’A BOLA TV

Snooker 18-11-2021 04:48
Por António Barroso

Terceiro e quarto ‘porta-aviões’ – leia-se campeões mundiais - ao fundo, dos oito já conquistadores do título máximo do snooker, que começaram segunda-feira em Bolton (Inglaterra) a Champion of Champions, prova reservada à elite mundial, e que A BOLA TV transmite em exclusivo até ao próximo domingo, com o chinês Yan Bingtao, de 21 anos, 12.º do ‘ranking’ a vencer (6-3) e convencer na sessão noturna de quarta-feira o campeão mundial, o inglês Mark Selby, de 38 anos, número um da hierarquia, na final do Grupo 2 da competição… já após ter afastado o campeão mundial de 2005, o também inglês Shaun Murphy, nas meias-finais do grupo, por 4-1.

 

Com Judd Trump, número dois da hierarquia e campeão mundial de 2019, apurado desde segunda-feira para defrontar o compatriota inglês Kyren Wilson, quinto da tabela e vice-campeão mundial em 2020, na primeira meia-final da ‘Champ of Champs’ – na sexta-feira, dia 19, às 19 horas, à melhor de 11 possíveis parciais, até um vencer seis deles (de 6-0 a possíveis 6-5) -, Yan Bingtao foi poderoso e é o terceiro a garantir lugar nas meias-finais da prova, neste caso já na segunda meia-final, que se jogará sábado, dia 20 (19 horas).

 

O ‘Tigre’ Bingtao espera agora ou pelo chinês Ding Junhui, 10.º da hierarquia (e vice-campeão mundial em 2016)… ou por um de três campeões do Mundo, os últimos a estrear-se no torneio não pontuável para o ‘ranking’ mas reservado (por convite) a vencedores de provas nos últimos 12 meses.

 

O adversário de Yan virá do Grupo 3, que se joga a partir das 13 horas desta quinta-feira, com as meias-finais à melhor de possíveis sete parciais – até um vencer quatro (de 4-0 a possíveis 4-3).

 

Uma tarde a prometer emoções fortes e que poderá acompanhar em direto com o snooker dos melhores do planeta ’A BOLA TV em direto e exclusivo para Portugal, a partir das 13 horas: é a estreia no torneio do três vezes vencedor da Champion of Champions e hexacampeão mundial (2001, 2004, 2008, 2012, 2013 e 2020), o inglês Ronnie O’Sullivan, de 45 anos, terceiro do ‘ranking’, que medirá forças com o compatriota Stuart Bingham, de 45 anos, campeão mundial de 2015 e 13.º do ‘ranking’.

 

Uma vez eliminado o quinto de oito campeões do Mundo que eliminaram a prova (o ‘Rocket’ ou ‘Ball-run’ Bingham), terá início a outra meia-final do Grupo 3, em que Ding Junhui terá pela frente, no início do sonho de uma segunda meia-final da Champion of Champion 100 por cento chinesa ante Yan Bingtao… apenas e só um tetracampeão mundial (1998, 2007, 2009 e 2011: o escocês John Higgins, de 46 anos, sétimo do ‘ranking’ e, como O’Sullivan, um dos expoentes máximos desta que é a mais mediática de todas as variantes do bilhar.

 

Uma tarde em cheio, com os vencedores das meias-finais a defrontarem-se na sessão noturna (19 horas), aí já à melhor de 11 ‘frames’, até um vencer seis deles (de 6-0 a possíveis 6-5). E a possibilidade de mais uma reedição do grande clássico, o 74.º, entre Ronnie e Higgins, na final deste Grupo 3, cria água na boca a amantes do snooker e fãs dos dois titãs dos tacos e panos verdes.

 

Tudo para ver em exclusivo para Portugal n’A BOLA TV: narração de António Barroso e, nesta quinta-feira, com comentários do árbitro internacional português André Santos na sessão da tarde e do jogador João Laginha (Orange, de Mafra) na sessão noturna.

 

 

Murphy e Selby  borda fora, como Neil e Williams

 

Isto depois de uma quarta-feira em que, às mãos de Yan Bingtao, Shaun Murphy e Mark Selby se juntaram ao galês Mark Williams e do australiano Neil Robertson como campeões mundiais eliminados desta Champion of Champions.

 

Mark Selby foi impotente para tanto Bingtao: o ‘Tigre’, de apenas 21 anos e 12.º da tabela mundial, após ter vencido o Masters (10-8 a Higgins na final) mostrou a solidez que se pede a quem, degrau a degrau e avassaladora precocidade, trepa a escada do êxito.

 

Mark ‘The Shark’ (‘o tubarão’) Selby só a muito custo - e recuperando de 1-3 - conseguira bater, na meia-final deste Grupo 2, durante a tarde, o compatriota David Gilbert, por 4-3, mesmo com a 700.ª centenária da carreira. Foi suplantado pelo jovem chinês, que liderou sempre o duelo. Após o inglês conseguir igualar a 1-1 e 2-1, o melhor que Selby conseguiu foi.. a 701.ª centenária (132 pontos) no sétimo parcial.

 

Sol de pouca dura: resposta de Bingtao com centenária (140 pontos) para 5-3, vitória logo após no nono parcial, inapelável, autoritário e convincente.

 

Tudo para ver em exclusivo para Portugal n’A BOLA TV: narração de António Barroso e, nesta quinta-feira, com comentários do árbitro internacional português André Santos na sessão da tarde e do jogador João Laginhas (Orange, de Mafra) na sessão noturna.

 

O melhor snooker do planeta para ver n’A BOLA TV até domingo, com os melhores dos panos verdes em busca do cheque de £150 mil (€175 mil euros) reservado ao campeão.

.

RESULTADOS DA CHAMPION OF CHAMPIONS

 

GRUPO 1 (apurado a negro):

Judd Trump-David Lilley, 4-1

Stephen Maguire-Ryan Day, 2-4

Judd Trump-Ryan Day, 6-0

 

GRUPO 4 (apurado a negro):

Neil Robertson-Mark Williams, 4-2

Kyren Wilson-Jordan Brown, 4-2

Neil Robertson-Kyren Wilson, 4-6

 

GRUPO 2 (apurado a negro):

Mark Selby-David Gilbert, 4-3

Shaun Murphy-Yan Bingtao, 1-4

Mark Selby-Yan Bingtao, 3-6

 

GRUPO 3, esta 5.ª feira (hora local e de Portugal continental):

Ronnie O’Sullivan-Stuart Bingham (13 horas)

John Higgins-Ding Junhui (14 horas)

Final: vencedores dos jogos da tarde (19 horas)

 

MEIAS-FINAIS:

Judd Trump (Ing)-Kyren Wilson (6.ª feira, 19 horas)

Yan Bingtao-Vencedor do Grupo 3 (sábado, 19 horas)

 

FINAL: domingo, dia 21 (13 e 19 horas)

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias