Sexteto luso apurado em ‘Bola 9’ nos Europeus de Pool

Bilhar 09-11-2021 15:19
Por António Barroso

Cinco vitórias e quatro derrotas em nove jogos para o sexteto de Portugal – Américo Francisco, Miguel Silva, Bruno Sousa e João Sousa em masculinos, Vânia Oliveira Franco e Sara Rocha em femininos – no primeiro de três dias dos concursos individuais da disciplina de ‘Bola 9’ nos Campeonatos da Europa de Pool, última prova (de cinco) do evento, a decorrerem desde dia 1 e até dia 11 do corrente mês em Antalya (Turquia): todos os portugueses continuam em prova.

 

No Venice Hotel da cidade turca, o madeirense Miguel Silva (Academia de Bilhar Miguel Silva) entrou a ganhar ao austríaco Mathias Kract por 9-5. Depois, no último jogo da tarde desta terça-feira com portugueses à mesa, bateu de forma espetacular – recuperou de 2-6 para vencer sete (!) parciais de rajada… e o jogo, 9-6 - o sueco Tanfang Zhang. Silva está já no quadro principal (64 jogadores): volta a jogar na quarta-feira, às 11.15 horas em Portugal continental), ante adversário ainda por sortear.

 

Américo Francisco (P. Ferreira) venceu o sérvio Milan Bugarski por 9-6 e perdeu 7-9 ante Andreas Madsen. Por muito pouco, e vindo de um 4-8 numa brilhante reação, quase forçava a ‘negra’: ainda encostou a 7-8, mas o dinamarquês foi mais forte no fim. Na quarta-feira, Américo defrontará o polaco Miezko Fortunski, quando forem 6 horas da manhã em Portugal continental.

 

Já Bruno Sousa (SC Braga) perdeu com o croata Michel Bartol por 5-9 e defronta quarta-feira, às 7.45 horas de Portugal continental, o sérvio Haris Trtovac.

 

João Sousa (Boavista) bateu o espanhol Álvaro Canoniga por 9-7 e depois defrontou o russo Fedor Gorst – campeão europeu já de 2021 por equipas (Rússia) e ‘Straight Pool’ (ou ‘14+1’), além de vice-campeão europeu de ‘Bola 8’, com 2 títulos e mais uma final nas quatro provas anteriores no evento desde dia 1, em Antalya – e perdeu por 2-9. Defronta quarta-feira Dogukan Cidam (Chipre do Norte) às 10.45 horas locais (7.45 horas em Lisboa).

 

Sara Rocha e Vânia Oliveira Franco também resistem

 

Na prova individual de ‘Bola 9’ feminina, Vânia Oliveira Franco (FC Porto) perdeu 5-7 com a alemã Veronika Ivanovskaia. Esteve a vencer por 2-1 e ainda igualou a 5-5… mas não chegou. Pelo quadro dos perdedores – só ao segundo desaire se é eliminado (sistema de ‘duplo KO’), defronta quarta-feira a neerlandesa Lynn Pijpers, às 12.30 horas locais (9.30 horas de Lisboa).

 

Por seu turno, Sara Rocha (Bracara) bateu 7-2 a checa Veronika Hubertova. Sara e Miguel Silva foram os únicos jogadores nacionais invictos neste dia. Na rota da portuguesa, segue-se quarta-feira, dia 9 (6 horas da manhã em Lisboa), a eslovena Ana Gradisnik.

 

Refira-se que João Grilo (P.Ferreira) e Carlos Correia (Sanjoanense), que participaram nos Europeus a título individual, não participam na última prova, a ‘Bola 9’.

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias

Mundos