Vânia Franco 5.ª em 'Bola 8' nos Europeus de Pool

Bilhar 08-11-2021 15:01
Por António Barroso

A portuguesa Vânia Oliveira Franco (FC Porto) ficou esta segunda-feira à beira de uma medalha e teve de se contentar com a 5.º posição final em singulares femininos na disciplina de ‘Bola 8’ dos Campeonatos Europeus de Pool, que se jogam em Antalya (Turquia) até dia 11 do corrente mês, ao perder nos quartos de final diante da polaca Oliwia Zalewska, por 2-6.

 

Ainda não foi na quarta de cinco provas dos Europeus desta variante do bilhar que Portugal conseguiu a tão almejada medalha, mas com a portuguesa a igualar a classificação da Seleção Nacional na prova masculina, o 5.º lugar, como melhor resultado destes Europeus.

 

Vânia Oliveira Franco começou o dia a defrontar a alemã Veronika Ivanovskaia nos oitavos de final. Jogo que liderou sempre (1-0, 2-1, 3-2) e chegou a ter vantagem de dois parciais (4-2 e 5-3) mas que só se decidiu na sempre emocionante ‘negra’ (6-5).

 

Logo de seguida, Vânia Oliveira Franco defrontou a polaca Oliwia Zalewska, e o melhor que conseguiu foi igualar 1-1: a rival disparou (1-3) e só a deixou ganhar mais uma partida (2-3) em mais quatro – ganhou as últimas três de rajada -, selando o 2-6 e deixando a portuguesa à beira de medalha, com o 5.º lugar: não há jogo de 3.º e 4.º lugares, e os quatro semifinalistas garantem uma medalha, no mínimo de bronze.

 

Um passo acima na regularidade absoluta que Vânia Oliveira Franco vinha exibindo na Turquia: foi 7.ª na prova de Equipas (em dupla com Sara Rocha), 9.ª no concurso individual de ‘Straight Pool’ (ou ‘14+1’), 9.ª na ‘Bola 10’, mas agora 5.ª… e ainda falta a ‘Bola 9’.

 

Últimas chances de medalhas para hepteto luso na 'Bola 9', terça-feira

 

No torneio individual masculino também de ‘Bola 8’, fim do sonho para o duo de Portugal que sobrevivia em prova esta segunda-feira: Miguel Silva (Academia de Bilhar Miguel Silva) não teve chances com o russo Fedor Gorst – campeão europeu de ‘Straight Pool’ (ou ‘14+1’) e campeão europeu por Equipas de 2021, já nestes campeonatos, em Antalya -, e perdeu por 3-8.

 

Idêntico resultado (3-8) para Américo Francisco (P. Ferreira): despediu-se da penúltima de cinco provas dos Europeus ao perder nos 32avos de final com o checo Roman Hybler: ficou na 33.ª posição.

 

Os sete de Portugal – ao trio Vânia Franco, Américo Francisco e Miguel Silva (Academia de Bilhar Miguel Silva, Funchal), juntam-se Sara Rocha (Bracara), João Sousa (Boavista), Carlos Correia (Sanjoanense) e Bruno Sousa (SC Braga) – disputam de terça-feira a quinta-feira a última prova dos Europeus: os concursos individuais da disciplina de ‘Bola 9’. Os adversários serão conhecidos após ser feito o sorteio.

Ler Mais
Comentários (1)

Últimas Notícias