Portugal à beira de medalha nos Europeus de Pool

Bilhar 06-11-2021 18:31
Por António Barroso

A Seleção Nacional, composta por Américo Francisco (P. Ferreira), Bruno Sousa (SC Braga) e Miguel Silva (Academia de Bilhar Miguel Silva, Funchal), joga este domingo, às 16 horas locais (13 horas em Portugal continental) em Antalya (Turquia) os quartos de final nos Campeonatos Europeus de Pool.

 

Ganhar garante como pecúlio mínimo, além da presença nas meias-finais, uma medalha de bronze (há duas, para os semifinalistas vencidos) e a Seleção, que já venceu Eslováquia, Rep. Checa e Rússia – todas por 2-1 – espera ainda para conhecer o rival, um de quatro a sair doutros tantos duelos nas repescagens, jogadas imediatamente antes (10 horas em Lisboa): Noruega-Rússia, Estónia-Espanha, Suíça-Áustria e Dinamarca-Turquia. O sorteio é antes dos ‘quartos’.

 

Em caso de vitória, é sempre a somar jogos: as meias-finais serão às 18 horas locais (15 horas em Portugal continental), final às 20.30 horas (17.30 horas em Lisboa), ainda e sempre no domingo, dia 7.

 

Em Equipas Femininas, Vânia Oliveira Franco (FC Porto) e Sara Rocha (Bracara), bicampeãs da Europa por Portugal, mas que perderam dia 4 com a anfitriã Turquia (1-2) no jogo inaugural mas, pelo lado dos perdedores - os Europeus são jogados em sistema de ‘duplo KO’, antes do quadro final só se é eliminado ao segundo desaire - defrontam ainda antes, quando forem 10 horas em Lisboa, a Espanha (Amália Matas e Silvia López Fibla), por um lugar nos ‘quartos’.

 

A Rússia (Kristina Tkach e Aleksandra Guleikova) já espera, nos quartos de final, pelo vencedor do duelo ibérico, ainda no domingo, dia 7 de novembro, mas a partir das 16 horas locais (13 horas em Lisboa).

 

As meias-finais da prova de Equipas Femininas estão agendadas ainda para as 18 horas locais (15 horas de Portugal continental) – com Polónia e Suécia já à espera de rivais -, tal como a final, às 20.20 horas locais (17.30 horas em Lisboa) também de dia 7.

 

Sara Rocha eliminada... por Vânia Oliveira Franco na ‘Bola 8’

 

Este sábado, foi o primeiro de três dias (até segunda-feira, dia 8) dos concursos individuais da disciplina de ‘Bola 8’ nos Campeonatos Europeus de Pool, no Venice Hotel de Antalya. E seis dos sete de Portugal que competiram ainda mantém acesa a esperança lusa por medalhas, continuando a competir domingo.

 

Miguel Silva (Academia de Bilhar Miguel Silva, Funchal) perdeu 0-8 ante o dinamarquês Andreas Madsen, mas nas repescagens bateu o sérvio Andreja Klasovic, por 8.4. Defronta no domingo às 9 horas (6 horas em Portugal continental) o dinamarquês Christoffer Lentz.

 

Já Américo Francisco (P. Ferreira), perdeu 3-8 com o luxemburguês Yannick Pongers e irá defrontar domingo, também quando forem 6 horas em Lisboa… Carlos Correia (Sanjoanense), batido este sábado pelo russo Andrey Seroshtan (3-8), e que, por insondáveis desígnios do sorteio, foi o rival que lhe calhou. Fica a consolação de, pelo menos, Portugal garantir que terá um jogador sempre, após a ronda, a lutar pelo acesso ao quadro principal, composto por 64 jogadores.

 

Por seu turno, Bruno Sousa (SC Braga) bateu 8-7 o eslovaco Lukas Kovac e perdeu 3-8 ante o norueguês Emil-Andre Gangflot. Continua na ‘Bola 8’ domingo diante do turco Emre Çelik (10.45 horas locais, 7.45 horas em Portugal continental). À mesma hora, João Sousa (Boavista) defrontará o dinamarquês Andreas Madsen. este sábado, o jogador dos axadrezados perdeu 3-8 com o checo Petr Urban e ganhou pela mesma margem (8-3) ao sérvio Milan Bugarski.

 

Pelo caminho, na prova de ‘Bola 8’ feminina, ficou Sara Rocha (Bracara). Perdeu 5-6 com a holandesa Tamara Rademakers e, por capricho do sorteio, nas repescagens defrontou… Vânia Oliveira Franco (FC Porto), que a venceu (4-6) e ditou a sua eliminação. Antes de defrontar Sara Rocha, Vânia Oliveira Franco suplantara a espanhola Encarnacion Garcia (6-1) e perdera na ‘negra’ (5-6) com a russa Kristina Tkach.

 

Já após o duelo 100 por cento português deste sábado, e ainda e sempre nas repescagens, no último jogo do dia com portugueses à mesa, Vânia Oliveira Franco venceu a bielorrussa Alisa Dianisevichus por 6-1 e continua na 'Bola 8' domingo, às 10.45 horas locais (7.45 horas de Portugal continental): irá discutir com a alemã Melanie Subenguth (Ale) o acesso ao quadro final de 16 atletas… e aos oitavos de final.

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias