Polígrafo afasta árbitros por suspeita de «batota»

Boxe 05-11-2021 18:23
Por Redação

A Associação Internacional de Boxe (AIBA) afastou dois árbitros, com efeitos imediatos, devido à implementação da tecnologia de deteção de mentiras, que está a ser testada. 


O jornal britânico The Guardian avançou que foi realizado um questionário via telefone aos 50 árbitros chamados para os Campeonatos do Mundo de Boxe Amador, a decorrer em Belgrado, sendo que os dois árbitros afastados responderam de forma suspeita à questão: «Alguma vez fez batota num evento de boxe?»


A dupla foi alvo de um posterior inquérito e, na sequência, expulsa da competição. 


O responsável pelo processo é Richard McLaren, professor especializado em leis do desporto, que afirmou que a tecnologia tem um elevado potencial para tornar o desporto menos corrupto: «Penso que a tecnologia tem um potencial incrível. Tem de ser combinada com outro trabalho de forma a ser eficaz, mas identifica, claramente, problemas e protege o núcleo dos árbitros.»


«Os investigadores e analistas utilizam a ferramenta de análise de voz para ajudar à identificação dos árbitros. Mede as funções cognitivas do cérebro nas respostas verbais e, dadas perguntas pertinentes, descobre se a pessoa é de baixo, médio ou alto risco», completou. 

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias