Portugal bate Rússia (2-1) e está nos ‘quartos’ dos Europeus de Pool

Bilhar 05-11-2021 10:13
Por António Barroso

Portugal qualificou-se na manhã desta sexta-feira para os quartos de final da prova de Equipas Masculinas dos Campeonatos Europeus de Pool, a decorrerem desde dia 1 e até dia 11 do corrente mês em Antalya (Turquia), organizados pela European Pool and Billiards Federation (EPBF), ao vencer a Rússia por 2-1 nos oitavos de final do torneio e ficar a uma vitória das medalhas.

 

A Seleção Nacional, composta por Américo Francisco (P. Ferreira), Bruno Sousa (SC Braga) e Miguel Silva (Academia de Bilhar Miguel Silva, Funchal), que na quinta-feira suplantara Eslováquia (2-1) e Rep. Checa (2-1), espera, agora, pelas repescagens para conhecer o rival nos quartos de final, que se jogam no Venice Resort Hotel da cidade turca no domingo, dia 7, a partir das 16 horas locais (13 horas em Portugal continental).

 

Mais uma vitória tirada, tal como as da véspera, a ferros para o trio luso. Que voltou a entrar mal nos três jogos em simultâneo: Miguel Silva, baluarte nos jogos com checos e eslovacos, não teve quaisquer chances no duelo de ‘Bola 10’ ante o já campeão europeu individual 2021 de ‘Straight Pool’ (ou ‘14+1’) nestes Europeus da Turquia, o russo Fedor Gorst: perdeu por 3-8, e deixou tudo nas mãos de Américo e de Bruno.

 

No jogo da disciplina de ‘Bola 9’, Bruno Sousa vu Sergey Lutsker entrar melhor e liderar até 3-5. Mas o português recuperou paulatinamente até virar para 8-7 a seu favor e ganhar em mais uma emotiva ‘negra’ (9-8) e fazer o 1-1.

 

Tudo ficou nas mãos daquele que acabou por ser o herói do dia: Américo Francisco. Que também entrou muito mal ante Konstantin Stepanov, no jogo de ‘Bola 8’, e cedo se viu a perder por 1-4. Altura para redobrar esforços, com o jogador da capital do móvel a somar quatro parciais de seguida e virar para 5-4 a seu favor, antes do russo igualar (5-5).

 

Mas o rumo estava traçado: Américo Francisco venceu sete dos últimos oito parciais e foi por ali fora, vencendo os três últimos: vitória por 8-5, e o 2-1 para Portugal, que está, assim, nos quartos de final, e a uma vitória das medalhas: não há jogo de 3.º e 4.º lugares nos Europeus, a presença nas meias-finais garante mínimo de medalha de bronze ao quarteto de seleções que atingir essa fase.

 

Nos quartos de final da prova de Equipas Masculinas dos Europeus desta variante do bilhar estão também já qualificadas – e não serão rivais de Portugal nessa fase, podem sê-lo nas ‘meias’ ou na final, apenas – a Alemanha, que venceu na manhã deste dia a Espanha por 2-1, os Países Baixos, que bateram a Áustria por igual resultado (2-1) e a Polónia, que cerceou pretensões à anfitriã Turquia (2-1).

 

Bicampeãs da Europa batidas pela Turquia (2-1) na prova feminina

 

Nervos e emoção extrema também na estreia das bicampeãs europeias por Portugal, Vânia Oliveira Franco (FC Porto) e Sara Rocha (Bracara) na prova de Equipas femininas, ante a anfitriã, a Turquia, igualmente na manhã desta sexta-feira.

 

Sara Rocha foi batida 5-7 por Eyllul Kibaroglu no duelo de ‘Bola 9’, e a Turquia ficou em vantagem, mas no jogo de ‘Bola 8’ Vânia Oliveira Franco, chegou a liderar por 5-1, suportou a reação de Sinem Kokten-Gulec até 5-4 mas triunfou por 6-4, estabelecendo o 1-1 no duelo.

 

Tudo foi decidido nos penáltis – embolsar a bola preta -, com a prolongada expetativa e ansiedade em Antalya: chegaram a 10-10 mas a equipa da casa acabou por triunfar (10-12) e fazer o 1-2, atirando a dupla nacional – não eliminada, só ao segundo desaire o são (joga-se em sistema de ‘duplo KO’) para as repescagens -, nas quais Vânia e Sara irão agora defrontar domingo, dia 7 (13 horas locais, 10 horas em Portugal continental) a Espanha.

 

 

Mas o dia está longe de acabar em Antalya para Portugal. Nas provas individuais destes Europeus, Vânia Oliveira Franco joga na manhã desta sexta-feira, já de seguida (11.30 horas de Lisboa) os oitavos de final da disciplina de ‘Bola 10’, ante a norueguesa Nina Torvund.

 

Em caso de vitória, os quartos de final – uma vitória e presença nas meias-finais garante medalha – são jogados logo após, ainda esta sexta-feira, às 16 horas locais (13 horas de Portugal continental). As meias-finais do concurso individual da disciplina de ‘Bola 10’ feminina dos Europeus serão ainda neste dia às 18.15 horas locais (15.15 horas em Lisboa) e a final às 20 horas (17 horas em Portugal continental).

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias

Mundos