Novo 9.º lugar para Vânia Franco nos Europeus de Pool

Bilhar 05-11-2021 18:19
Por António Barroso

A portuguesa Vânia Oliveira Franco (FC Porto) concluiu esta sexta-feira a sua segunda prova individual nos Campeonatos Europeus de Pool, em curso desde dia 1 e até dia 11 do corrente mês em Antalya (Turquia) com novo 9.º lugar, agora na disciplina de ‘Bola 10’, após ter-se classificado em idêntica posição na anterior prova, o concurso de ‘Straight Pool (ou ‘14+1’).

 

Vânia começou bem ante Nina Torvund, chegou a liderar por 5-3 e estava a um parcial da vitória, mas a norueguesa operou a reviravolta e venceu na ‘negra’ (5-6), seguindo para os quartos de final da competição.

 

Dia aziago para a portuguesa, após a derrota na prova por Equipas Femininas (1-2) ante a Turquia, fazendo dupla com Sara Rocha (Bracara), a defender o título de bicampeãs europeias.

 

Mas o desaire ante a formação anfitriã não implicou ainda a eliminação e domingo, dia 7, a partir das 13 horas locais (10 horas em Portugal continental), a equipa lusa vai medir forças, nas repescagens, com a Espanha (Amália Matas e Silvia López Fibla).

 

A Rússia (Kristina Tkach e Aleksandra Guleikova) espera o vencedor do duelo ibérico nos ‘quartos’, ainda domingo, mas a partir das 16 horas locais (13 horas em Lisboa). As meias-finais da prova de Equipas Femininas estão agendadas ainda para dia 7, a partir das 18 horas locais (15 horas de Portugal continental) no Venice Hotel, de Antalya – com Polónia e Suécia já à espera de rivais -, tal como a final, às 20.20 horas locais (17.30 horas em Lisboa).

 

Hepteto sábado em ação na ‘Bola 8’

 

Dos oito jogadores de Portugal presentes na Turquia, João Grilo (P. Ferreira) disputou o concurso individual de ‘Bola 10’ e já se despediu de Antalya, mas o restante hepteto luso inicia sábado, dia 6 do corrente mês, a participação nas provas individuais da terceira (de quatro) disciplinas desta variante do bilhar.

 

Depois do ‘Straight Pool’ (ou (‘14+1’) e da ‘Bola 10’, começa a prova de ‘Bola 8’, em ambos os sexos, ficando os Europeus de ‘Bola 9’ e as provas por Equipas (masculina e feminina).

 

Assim, em masculinos, quando forem 6 da manhã em Portugal continental (9 horas na Turquia), o madeirense Miguel Silva (Academia de Bilhar Miguel Silva, Funchal) defrontará o dinamarquês Andreas Madsen, Bruno Sousa (SC Braga) enfrenta o eslovaco Lukas Kovac, Américo Francisco (P. Ferreira) o luxemburguês Yannick Pongers e João Sousa (Boavista) o checo Petr Urban, na 1.ª ronda.

 

Uma eliminatória à frente (sem rival no sorteio, avançou uma ronda), Carlos Correia (AD Sanjoanense, ex-Boavista) irá defrontar, a partir das 17 horas locais (14 horas em Portugal continental) de Antalya o vencedor do embate entre o italiano Giuseppe Iacobucci e o russo Andrey Seroshtan, sempre na ‘Bola 8’.

 

Na prova feminina, e também cedo em Portugal continental (6 horas, 9 horas em Antalya), Sara Rocha (Bracara) enfrenta a holandesa Tamara Rademakers e Vânia Oliveira Franco a espanhola Encarnacion Garcia, na ‘Bola 8’.

 

Em caso de vitória, Vânia Franco tem já à sua espera na ronda seguinte, ainda no sábado, a russa Kristina Tkach (12.30 horas locais, 9.30 horas em Lisboa), enquanto Sara Rocha, se triunfar, irá defrontar, no mesmo horário, e na mesma ronda, uma atleta dos anfitriões, a turça Elçin Kanatlar

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias