Vânia Franco e Portugal nos 'oitavos' dos Europeus de Pool

Bilhar 04-11-2021 17:29
Por António Barroso

Uma vitória por 6-4 sobre a neerlandesa Lynn Pijpers, esta quinta-feira, nas repescagens da disciplina de ‘Bola 10’ do concurso individual feminino dos Campeonatos Europeus de Pool, a decorrerem em Antalya (Turquia) desde dia 11 e até dia 11 do corrente mês, valeu a Vânia Oliveira Franco o apuramento para os oitavos de final desta variante, enquanto a Equipa Masculina de Portugal, composta por Américo Francisco, Bruno Sousa e Miguel Silva, venceu a Eslováquia por 2-1 e joga ainda neste dia os oitavos de final, diante da Rep. Checa.

 

Há oito atletas nacionais em competição em Antalya: os individuais João Grilo (P. Ferreira) e Carlos Correia (Boavista) e o sexteto da Seleção, constituída por Sara Rocha (Bracara) e Vânia Oliveira Franco (FC Porto) em femininos, e por Miguel Silva (Academia de Bilhar Miguel Silva, Funchal), João Sousa (Boavista), Bruno Sousa (HotShot, Odivelas) e Américo Francisco (P. Ferreira) em masculinos.

 

No total dos 21 jogos nos concursos individuais da disciplina de ‘Bola 10’ disputados quarta-feira e quinta-feira nos Europeus desta variante do bilhar, nove vitórias e 12 desaires para Portugal, com todos os competidores fora de prova para as decisões desta variante na prova masculina, na sexta-feira: Vânia Oliveira Franco é a única de Portugal, em femininos.

 

Na quarta-feira, Américo Francisco venceu na ‘negra’ (8-7) o norueguês Mats Schjetine e o suíço Michael Schneider por 8-4, para, nesta quinta-feira (12.15 horas), medir forças com o italiano Daniele Corrieri: perdeu por 6-8, e ficou em 33.º, à beira do quadro final de 32.

 

A brilhar também na quarta-feira, a par de Américo Francisco  esteve Miguel Silva: vitórias sobre o croata Ante Sola, na ‘negra’ (8-7) e o alemão Thorsten Hohmann (8-4). Esta quinta-feira, perdeu 6-8 ante o estónio Gert Mamre… e fim do sonho.

 

Já João Grilo, também do P. Ferreira, foi quarta-feira batido pelo austríaco Maximilian Letchner na ‘negra’ (7-8) e defrontou logo na manhã desta quinta-feira o croata Ante Sola: perdeu 5-8 e foi eliminado nesta disciplina.

 

Pelo caminho logo no dia 3 na disciplina de ‘Bola 10’ ficou o axadrezado Carlos Correia, que entrou em prova a perder 2-8 ante o italiano Steffano Dellino.

 

Carlos Correia ainda venceu o luxemburguês Sam Wentzel na ‘negra’ (8-7) mas a eliminação consumou-se de forma concludente (1-8) ante o eslovaco Jaroslav Polach, nuns Europeus de Pool disputados sempre em sistema de ‘duplo KO’: só ao segundo desaire o jogador é eliminado.

 

O também boavisteiro João Sousa estreou-se na quarta-feira a perder diante do sérvio Aleksa Pecelj (4-8), mas uma vitória por 8-5 diante do esloveno Klemen Gradisnik fê-lo reentrar na luta no concurso individual desta disciplina de ‘Bola 10’, em que defrontou esta quinta-feira o turco Celik Emre, com novo desaire (5-8) a ditar a despedida da prova.

 

Quanto a Bruno Sousa (HotShot, de Odivelas), estreou-se no Venice Resort Hotel de Antalya com amargo desaire também na ‘negra’ (7-8) frente ao espanhol Ike Andoni Echevarria mas, nas repescagens, uma vitória sobre o checo Filip Lebduska (8-4) recolocou-o na peleja:  começou esta quinta-feira a medir forças com o dinamarquês Christoffer Lentz: 3-8 ditou a sua eliminação, também, na disciplina ‘Bola 10’.

 

Uma alegria lusa na prova feminina

 

Na prova feminina de ‘Bola 10’, e como referido logo de entrada, Vânia Franco (FC Porto) – nona na primeira prova individual dos Europeus-2021, ‘Straight Pool’ (ou ‘14+1’) – venceu na quarta-feira a polaca Oliwia Zalewska por 6-4 e começou esta quinta-feira sem chances (3-6) ante a alemã Ina Kaplan, campeãa europeia já em Antalya em ‘Straight Pool’ (ou ‘14+1’).

 

Mas uma vitória por 6-4, nas repescagens, ante a neerlandesa Lynn Pijpers, relançou a atleta nacional na compita… e para os oitavos de final da ‘Bola 10’, onde volta a jogar na sexta-feira, dia 5 (14.30 horas locais, 11.30 horas em Portugal continental), ante rival por designar.

 

A espanhola Silvia López Fibla, a eslovena Ana Gradisnik, Bojana Sarac (Croácia), Tamara Rademakers (Países Baixos), a norueguesa Nina Torvund, a bielorrussa Marharyta Fefilava ou as alemãs Ina Kaplan e Veronika Ivanovskaia são as oito rivais possíveis para Vânia Franco.

 

Já Sara Rocha (Bracara) – nona classificada na prova do EuroTour que antecedeu os Europeus – estreou-se na prova de ‘Bola 10’ quarta-feira com uma derrota por 1-6 ante a bielorrussa Marharyta Fefilava e iniciou esta quinta-feira com pesado desaire (1-6) ante a finlandesa Rikka Vayrynen a ditar a eliminação no torneio.

 

Portugal recupera e bate Eslováquia (2-1)

 

Esta quinta-feira iniciou-se também a prova por Equipas Masculinas, com Portugal – Américo Francisco, Bruno Sousa e Miguel Silva - a defrontar durante a tarde a Eslováquia (Zsolt Domján, Jaroslav Polach e Lukas Kovac).

 

Américo Francisco fez o 1-0 para Portugal ao vencer Zsolt Donján por expressivos 8-1 na disciplina de ‘Bola 8’, mas Jaroslav Polach igualou 1-1 para os eslovacos ao bater Bruno Sousa por 9-5 na ‘Bola 9’.

 

Tudo para decidir na ‘Bola 10’, onde Miguel Silva chegou a estar a perder por 1-4 e 4-6 ante Lukas Kovac, mas o madeirense recuperou e venceu na ‘negra’ (8-7), dando a vitória por 2-1 a Portugal, que irá jogar ainda na tarde desta quinta-feira (a partir das 17.30 horas de Lisboa) com a Rep. Checa, nos oitavos de final, o acesso aos quartos de final, que se jogam na sexta-feira, dia 5, às 10.45 horas locais (7.45 horas em Portugal continental.

 

Na prova por Equipas Feminina, em que Vânia Oliveira Franco e Sara Rocha são bicampeãs europeias, Portugal começa na sexta-feira, dia 5, a defender o cetro no Venice Resort Hotel Antalya, às 10.45 horas locais (7.45 horas em Portugal continental) ante a anfitriã Turquia.

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias