Treinador de Elite: Quem és? (artigo de José Neto, 133)

Espaço Universidade Treinador de Elite: Quem és? (artigo de José Neto, 133)

ESPAÇO UNIVERSIDADE06.10.202120:35

A vida na sua constante mutação, suporta uma vontade enorme de ver consagrada no tempo esta dedicada fórmula de ter transportado as pegadas duma experiência vivida e ainda poder saborear a seiva da insistência, por ver renascer novos sinais de esperança, ao encontro do compromisso para abraçar nobres causas.

Do autor, mais uma vez renascido pelo mapa das recordações, encontro o jurista consagrado e de sagaz opinião, o aluno sempre disponível para a descoberta generosa da arma das ideias, cuja presença nas aulas, pelo apuramento do olhar, pela sensibilidade do ouvir e pela ética no estar, foi, ao longo do mestrado de treino desportivo, incorporando na sua forte personalidade uma serena fonte inspiradora de elevada conduta cívica, moral e espiritual, ajudando-me dia a dia a descobrir pela arquitetura íntima da sua existência, as respostas para algumas dúvidas e as perguntas para muitas incertezas.

Com a publicação de mais uma obra, resultado duma destacada dissertação final do seu mestrado, (obtendo uma avaliação com distinção de 20 valores), Jerry Silva avança com a coragem dum campeão para a apresentação e debate duma matéria quase “proibida,” para quem poderá transportar o archote que haverá de conduzir ao êxito, numa das áreas discutíveis, quando se aborda o futebol, essa obra de arte de cultura em movimento, em que a magia confere um halo de transcendência em ordem à qual o movimento ganha o seu sentido transformador.

No decorrer desta viagem do conhecimento, abençoado pela reflexão de treinadores de craveira internacional (os melhores entre os maiores), começa por fazer ressaltar a figura dos agentes que se envolvem com o estado de liderança no desempenho, quantas vezes tendo que fazer do impossível o possível, fazendo dos valores da humildade e da disciplina o caminheiro para a estrénua busca assintótica do sucesso.

Explora os diversos estilos de liderança, definindo as melhores estratégias para o encorajamento da assunção do risco, no desenvolvimento da autoconsciência, apoiando-se no novo mundo das neurociências, em ordem à autenticidade duma liderança transformacional, ao encontro duma partilha de responsabilidades.

Descobre, pela inteligência emocional, pela motivação e empatia, um comprometimento na reformulação e consecução de objetivos desafiadores de conquista, ultrapassando, por vezes, zonas bloqueadoras de conflito, no sentido de, com seriedade e coerência, alcançar uma melhor resposta crítica pelo apurado poder de raciocínio.

Foca, com pertinência e audácia, o apelo à resiliência e capacidade de superação por parte do treinador perante acontecimentos adversos, tantas vezes causadores dum estado de pânico, depressão, ansiedade e de frustração, usando estratégias de combate, apoiadas num código de altruísmo, privilegiando o debate das ideias, o sentido gratuito do carisma, a intenção criativa e o eu, enquanto gestor das emoções.

Uma abordagem fundamental nesta obra encontra-se no treino do treinador, ajudando a refletir acerca das vantagens e desvantagens das suas atitudes perante o ambiente que o rodeia, devendo ter a capacidade para avaliar as situações mais complexas, antecipando problemas e conflitos e decidindo de forma mais adequada, que é, como se sabe, a que é ditada pelo bom senso.

Em termos de comunicação, qual oxigénio que sustenta as convicções, um verdadeiro apelo ao rigor da linguagem do treinador, a importância que assume o vocabulário, o discurso e o aclaramento das ideias bem como a necessidade de se evitar uma demasiada exposição do treinador, assumindo uma discreta e estratégica distância que propicie a reverência e a admiração. O apreço pelos valores, a cultura, as referências dentro dum solícito clima dialogal em ordem a uma melhor compreensão da tarefa.

Outra intervenção de singular importância está bem descrita na abordagem da inteligência emocional associada às aptidões do autocontrolo, autodisciplina, motivação, empatia e aptidão social para assumir a qualidade de liderança e, assim, maximizar o desempenho do treinador.

Um facto digno de registo é que encontramos na investigação efetuada um paradoxo no referente à importância da mentorização do treinador, entre as necessidades pronunciadas e a prática aplicada.

Liderança de elite, inteligência emocional, mentorização do treinador, equipa multidisciplinar e comunicação de excelência, são, quanto a mim, as premissas mais refinadas pela qualidade intrínseca desta obra, e que claramente se apresentam como os grandes trunfos apontados como desafios para quem quiser conquistar o futuro.

Neste caminho palmilhado pelo treinador, algumas vezes sinuoso e tolhido por incautos, outras tantas, deslumbrante e abençoado pelo divino, em obediência à conversão por parte do treinador pelos princípios expostos, fará ou não constar a história da sua magistratura vencedora.

Um treinador de elite jamais resulta de um qualquer receituário pré-concebido. O processo de consolidação do êxito do treinador terá de passar pelo apoio pessoal de mentorização pelas tomadas de reflexão para decisões assertivas, na peugada das melhores e mais adequadas recomendações para o seu equilíbrio emocional, e na opção das melhores e mais capazes estratégias para uma comunicação de excelência.

Das labaredas do infortúnio à docilidade da glória, um longo caminho a percorrer. Para o Treinador de Elite, os valores da honestidade, a firmeza de convicções, a integridade e o respeito para o desempenho para as funções que lhe são exigidas farão despertar o presente e potenciar o futuro!...

Estimado Jerry: do tempo faço minha memória. Quando tive a oportunidade de te conhecer em plena labuta para o conhecimento, desapertei as sandálias e lancei-me à estrada da vida. Vou escutando o eco do meu silêncio e dou graças a Deus por ter a oportunidade de saborear a luz do teu caminhar.

Bem Hajas!...

José Neto: Metodólogo de Treino Desportivo; Mestre em Psicologia Desportiva; Doutorado em Ciências do Desporto; Formador de Treinadores F.P.F./U.E.F.A.; Docente Universitário – Universidade da Maia- ISMAI.