«Já viram um pianista a correr à volta do piano?»

Rússia 15-09-2021 08:37
Por Hugo Vasconcelos

Eliminado pelo Benfica na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, o Spartak Moscovo, vice-campeão russo treinado desde o início da época por Rui Vitória, caiu assim para a Liga Europa. E tem a honra de inaugurar hoje a fase de grupos, recebendo o Legia Varsóvia, campeão polaco.


O jogo desta tarde, porém, esteve em segundo plano na conferência de imprensa de lançamento, com os jornalistas russos a questionarem sistematicamente o treinador português sobre uma suposta má condição física da equipa, que justificaria o mau início de campeonato (10 pontos em sete jogos) e a eliminação na Champions.

 

«O futebol não é só físico ou tático ou técnico. Jogar futebol é tomar boas decisões, não se pode analisar só a parte física. Mas a nossa resposta no último jogo [vitória 3-1 em casa sobre o Khimki] foi boa. Porquê só a parte física?», argumentou Rui Vitória, que usou imagem curiosa para responder ao facto de fazer pouco trabalho de corrida, sem bola: «Já viram um pianista a correr à volta do piano para treinar? Então porque é que os jogadores hão de ter de andar a correr e correr à volta do relvado?»


O assunto, porém, não ficou por aí, com outro jornalista a lembrar declarações de um antigo jogador do Spartak, que contou que atletas do atual plantel disseram ter tido a pré-época mais fácil de que têm memória. «Se foi a mais fácil foi porque gostaram. Tenho 11 títulos, fui três vezes campeão, em dois países, e cheguei aos quartos de final da Liga dos Campeões. Estou há dez anos ao mais alto nível. Quem tem razão?», respondeu Rui Vitória, que não agradará ao novo diretor desportivo do Spartak - segundo alguma imprensa, o clube está a tentar desgastá-lo para levar à saída.


Hoje, em todo o caso, Vitória pode virar a página. Recebe o Legia de Yuri Ribeiro, André Martins, Josué e Rafael Lopes, num grupo que conta ainda com Nápoles e Leicester, principais candidatos à passagem à próxima fase - todos os outros jogos desta primeira ronda da Liga Europa têm lugar amanhã. «Estamos preparados e vamos dar tudo para ganhar. São quatro equipas fortes e vamos jogar todos os jogos com muita ambição, como se fosse uma final cada um deles. São partidas diferentes das do campeonato, a emoção dos jogadores é outra, o foco também. Manter a concentração durante 90 minutos é muito importante», disse Rui Vitória.
 

Ler Mais
Comentários (1)

Últimas Notícias