A afirmação de Tomás Ribeiro no topo do futebol português

Belenenses SAD 03-09-2021 09:28
Por Bruno Henriques

Alvo de constante assédio durante todas as janelas de transferências - este verão, os inquéritos não corresponderam às exigências do Belenenses SAD -  o central Tomás Ribeiro arrancou a Liga a todo o gás e, ao manter-se nos azuis, tornou-se num dos grandes reforços de Petit para a temporada.
Apesar do início menos positivo do Belenenses SAD (em quatro jornadas soma apenas um ponto), Tomás Ribeiro tem-se destacado e, aos 22 anos, está no topo do campeonato em termos estatísticos, ele que tem sido totalista no lado esquerdo do trio de centrais que compõem o 3x5x2 implementado por Petit para a nova temporada.
Segundo os dados fornecidos pela InStat, o defesa-central português é, após quatro jogos, o jogador que mais vezes conseguiu intercetar a bola no meio-campo do adversário. Nas 49 vezes que se colocou no caminho do esférico em zonas ofensivas, apenas em três delas não conseguiu desviar a trajetória da bola, o que significa um acerto nas outras 46 ocasiões.
A isto, junta-se ainda o facto de ser o segundo jogador com mais recuperações de bola no meio-campo adversário, superado apenas por Al-Musrati (SC Braga), com uma média de 1,6 nos quatro jogos realizados até ao momento.
Se formos a analisar os duelos, Tomás Ribeiro costuma ser bem-sucedido em 75 por cento das bolas que disputa pelo ar e soma um número semelhante no que toca ao acerto nos desarmes.
A estas categorias defensivas, o central de 22 anos junta ainda qualidades aquando da posse de bola. Feitas as contas, acertou 80 por cento nos passes e foi bem-sucedido em todos os dribles.
Números impressionantes para um jovem defesa que subiu à equipa principal do Belenenses SAD em 2019 e que se estreou na Liga em setembro desse ano, numa vitória diante do Marítimo, pela mão de Pedro Ribeiro. Desde então soma 49 jogos na prova, sendo que o 50.º pode chegar já na visita a Guimarães, curiosamente um dos clubes que já demonstrou interesse em contratá-lo.


Leia mais na edição impressa de A BOLA  

Ler Mais
Comentários (11)

Últimas Notícias

Mundos