Ratchet & Clank: Rift Apart - Uma experiência indispensável para a PlayStation 5

Jogos 11-06-2021 18:03
Por Redação

Depois do sensacional Spider-Man Miles Morales, que foi lançado com a Playstation 5, o estúdio Insomniac Games está de volta com Ratchet & Clank: Rift Apart, em exclusivo para a PS5, que já está disponível, a partir desta sexta-feira, nos habituais pontos de vendas, tanto a nível digital, como nas lojas físicas.

 

Os jogos desta franchise fazem parte da história da Playstation e o primeiro chegou para a PS2. Agora, utilizando as potencialidades únicas da PS5, o estúdio norte-americano criou mais uma pérola para o mundo dos videojogos, mas vamos por partes.

 

 

O jogo começa com uma festa de homenagem a Ratchet, o derradeiro elemento da espécie Lombax, onde o seu amigo Clank decidiu oferecer-lhe uma prenda. O «Dimensionator», que permite visitar outras dimensões e descobrir mais coisas acerca da sua raça. Só que inevitavelmente surgiu Dr. Nefarious, que roubou o «Dimensionator». De repente estamos envolvidos numa luta que resulta na destruição do objeto, na abertura de uma porta para outra dimensão, que puxa o vilão, Ratchet e Clank. É aqui que conhecemos uma nova personagem, Rivet, que é uma fêmea da espécie lombax.

 

 

Na confusão, Clank fica separado de Ratchet e é apanhado por Rivet, que faz parte da resistência contra o Dr Nefarius daquela dimensão. O problema é que naquele planeta, ele não é apenas um vilão, mas o Imperador e a situação é muito mais complicada.

 

Vamos ter a oportunidade de jogar com Ratchet e com Rivet em diversos mundos, tal como nos jogos anteriores vamos ter de fazer alguns puzzles, ter acesso a múltiplas armas e sempre num universo cheio de humor, desde aos heróis, aos inimigos e às restantes personagens que dão vida a este universo.

O impacto da qualidade gráfica que a Insomniac atingiu está presente desde o início. São impressionantes os detalhes que dão vida a este jogo. A qualidade está realmente próxima de filme da Pixar. As batalhas nos diversos planetas são incríveis, devido ao elevado número de inimigos e a todos os tiros, explosões e efeitos que estão a acontecer ao mesmo tempo.

 

 

O ritmo do jogo é quase sempre elevado, porque nos planetas que têm áreas mais vastas para explorar, temos acesso a uma botas a jato que nos permitem percorrer as distâncias a grande velocidade, dar saltos, irmos pelas paredes e é realmente divertido. O mesmo sucede com um caracol supersónico que podemos apanhar algumas vezes. Existe também a possibilidade de voar, mas não vou revelar tudo!

 

Uma das principais novidades em que a tecnologia presente na PS5 permite é saltar de uma dimensão para outra, quando assim é necessário, de forma quase instantânea. É possível passar de um mundo para outro completamente diferente num piscar de olhos, porque a Playstation 5 tem uma velocidade de carregamento extraordinária. Mas não é só isso. Durante as batalhas muitas vezes surgem portais para os quais nós podemos saltar para outra parte daquele nível e contra-atacar os inimigos. Algo, outra vez, realmente divertido e muito diferente.

 

 

É preciso destacar as armas de Ratchet & Clank: Rift Apart. São muitas, diferentes e algumas bem fora do comum. Para além da habitual pistola ou caçadeira, lança rockets, temos uma arma elétrica, uma luva que dispara drones ofensivos, outra que lança múltiplos pequenos robots que atacam os adversários e muitas outras. Depois, podemos combinar várias para facilitar a limpeza. Podemos utilizar uma arma que cobre os inimigos de folhas e ficam momentaneamente paralisados, pelo que podemos depois ataca-los com outra arma para os eliminar!!! Também podemos tornar os adversários em cubos de gelo e a seguir parti-los! A única coisa comum é que é divertido.

 

Todas as suas armas podem sofrer evoluções e é apenas preciso apanhar um recurso chamado de «Raritarium» ir à vendedora, que está por todo o lado, e melhorar a arma que queremos.

 

 

O jogo é longo e vão ter mais de 15 horas para terminar a história principal e depois ainda têm diversas missões secundárias para alcançarem e muitos objetivos para atingirem. Existem diferentes armaduras espalhadas pelos planetas em várias partes para apanharem. Temos a derradeira arma escondida, que implica apanhar pequenos robôs, que estão em diversos pontos. Existe uma arena, onde podemos combater diversos inimigos para ganharmos recursos, que servem para comprar armas e melhorar as que temos. Muita exploração para fazer e muitas horas de diversão.

 

Ratchet & Clank: Rift Apart tem três modos de jogo. Primeiro o «fidelity», que aumenta a qualidade gráfica, mas roda a 30 frames por segundo. Depois, temos o modo «performance», que aumenta a velocidade de jogo para 60 frames, mas perde ligeiramente em termos gráficos. Por últimos temos o «Performance RT», que mantém os 60 frames, baixa a resolução, mas traz o ray tracing, que permite trazer reflexos em tempo real.

 

 

É claro que o comando DualSense não foi esquecido. Os gatilhos são utilizados nas diversas armas, por exemplo, a caçadeira mediante a pressão dispara um tirou ou os dois ao mesmo tempo, a pistola dispara devagar ou rápido e muito mais. O altifalante também é utilizado.

 

Ratchet & Clank: Rift Apart é o jogo que demonstra aquilo que nos espera esta nova geração. Tem gráficos incríveis e atualmente ocupa o primeiro lugar. Isto aliado a efeitos incríveis, velocidade e muita diversão. As personagens têm a sua personalidade, até os inimigos e traz um carisma diferente a este jogo. É uma compra obrigatória para quem tem uma Playstation 5.

Ler Mais

Últimas Notícias

Mundos