Que comece a festa: Euro arranca hoje em Roma

Euro - 2020 11-06-2021 08:34
Por Pedro Soares

É hoje, finalmente! Aí está o arranque da fase final do Campeonato Europeu de 2020. Um ano depois do previsto, e ainda com a pandemia de Covid-19 a fazer a atualidade um pouco por todo o Mundo - e a obrigar múltiplas medidas de precaução a cada uma das 24 seleções em competição -, a bola vai rolar mais logo, em Roma, com o Itália-Turquia (20 horas).

Para deleite dos que amam o desporto-rei e que agora se unem em torno da bandeira de cada país arrumadas as rivalidades clubísticas separatistas das competições domésticas. A tribo, agora, é muito maior, e bandeira que a aglutina é muito mais representativa.

Campeonato da Europa é e sempre foi sinónimo de magia e mesmo sob o espetro do novo coronavírus este novo formato implementado pela UEFA promete, pelo menos, oferecer-nos o encanto que faltou à esmagadora maioria dos campeonatos do Velho Continente na época que findou, assegurada que está a presença de público nas bancadas dos 11 palcos escolhidos para a fase final geograficamente mais democrática de sempre.

 

É essa uma das grandes novidades deste Europeu. Cobre o raio de ação alargado e multinacional, e rasga múltiplas fronteiras ao passar por Roma (Itália), Munique (Alemanha), Londres (Inglaterra), Budapeste (Hungria), Baku (Azerbaijão), São Petersburgo (Rússia), Sevilha (Espanha), Bucareste (Roménia), Amesterdão (Países Baixos), Glasgow (Escócia) e Copenhaga (Dinamarca). Serão estes os palcos da Eurofesta que hoje começa, e que todos nós, portugueses, desejamos que seja uma festa portuguesa, com certeza, como aquela que se viu há cinco anos, em França. O sonho para todos começa hoje, depois, e como se diz na gíria, é jogo a jogo. 

 

Leia mais na edição digital ou na edição impressa de A BOLA.

 

 

Ler Mais
Comentários (2)

Últimas Notícias