Sporting campeão nacional pela 19.ª vez: todas as reações e o filme da festa

Sporting 04:15
Por Redação

Com a vitória frente ao Boavista, o Sporting sagrou-se campeão nacional pela 19.ª vez na sua história.

 

Acompanhe aqui todas as reações e a festa dos leões 19 anos depois do último título.

 

4h14: Os festejos prosseguem no trajeto de regresso a Alvalade.

 

 

3h57: O autocarro com os novos campeões nacionais chega finalmente ao Marquês de Pombal.

 

 

3h48: Nem a chuva que entretanto começou a cair em Lisboa demove os milhares de adeptos que aguardam pela chegada da equipa ao Marquês de Pombal.

 

 

3h30: Como é tradição, os novos campeões nacionais vão ser recebidos nos Paços do Concelho. A cerimónia está marcada para o próximo dia 20.

 

 

 

3h23: Autocarro com os campeões nacionais segue em marcha lenta em direção ao Marquês de Pombal.

 

 

3h02: Registam-se novos episódios de tensão entre adeptos e forças policiais nas imediações do Marquês de Pombal.

 

2h45: Mar verde e branco nas ruas de Lisboa.

 

2h39: Nuno Santos quer terminar a Liga sem derrotas. Veja AQUI

 

2h28: Novos confrontos entre polícia e adeptos, que uma vez mais recorrem à violência para 'furar' as baias de segurança que separam os milhares de pessoas da rotunda. 

 

2h25: Campeões a caminho do Marquês.

 

2h20: Krasimir Balakov, antigo internacional búlgaro, parabenizou os leões pela conquista do título, esperando uma hegemonia dos leões no futebol português. «Aconteceu o que esperávamos há 19 anos, com grande classe. Parabéns a toda a equipa e todos os adeptos. Desejo que isto seja só o começo e a partir de agora tenhamos um novo Sporting», disse Balakov, jogador do Sporting entre 1990 e 1995, ao canal do clube.

 

2h15: Bruno Tabata deixa garantia. «Para o ano há mais!» Veja AQUI

 

 

2h05: Depois de muitos avanços e recuos, o Sporting já vai a caminho do Marquês. São aos milhares os adeptos espalhados pelas ruas de Lisboa. Por razões de segurança, o trajeto foi alterado e o autocarro seguirá pelas Alamedas Linhas de Torres.

 

1h48: Está demorada a saída do autocarro de Alvalade. Devido à enorme afluência de adeptos no Campo Grande, a polícia estará a delinear novo plano para chegar ao Marquês.

 

1h38: Veja AQUI a reação de Luís Figo à conquista do título.

 

1h32: Rogério Alves, presidente da MAG dos leões: «Milhões e milhões de pessoas estão a atravessar uma enorme felicidade. O esforço, a dedicação, a devoção, deu-nos a glória. Mas a vitória é para todo o povo sportinguista, esta vitória notável, que nasce da competência. Uma vitória tão merecida. Hoje, o povo sportinguista está em festa. Esperemos que não seja um ato irrepetível. Estamos juntos, o Sporting é grande porque há milhões que amam o clube. O clube é feito pelos seus adeptos, pelos seus sócios, mas sobretudo pelos seus adeptos. Merecemos tanto. Isto é um orgulho nacional. Se continuarmos juntos, seguros, vamos mantermo-nos coesos e inabaláveis.»

 

1h25: À Sporting TV, Bruno Fernandes lamentou não poder marcar presença na festa com os antigos companheiros: «Muitos parabéns ao Sporting, finalmente o jejum acabou e que venha para ficar. Uma mensagem a todos os jogadores, ao staff, aos adeptos, que também demonstraram, uma vez mais, que são o 12.º jogador e que compreendam que estar ao lado da equipa vai ser sempre melhor e vai tornar o Sporting sempre mais forte. Espero que no próximo ano possa estar aqui a enviar-vos novamente um vídeo de parabéns. Gostava muito estar aí para festejar convosco, mas infelizmente é impossível. Principalmente, aos jogadores muitos muitos muitos parabéns pelo campeonato que fizeram, que ainda não acabou mas que já está ganho.»

 

1h20: Em declarações à RTP, o Presidente da República saudou o Sporting pela conquista do título de campeão nacional. «Queria dar os meus parabéns ao Sporting Clube de Portugal pela vitória na Liga, que tem um sabor maior certamente para os sportinguistas, porque decorreram quase 20 anos desde a última vitória. Portanto, não queria deixar de os acompanhar, como Presidente da República de todos os portugueses, neste momento que, para eles, é muito especial pelo significado do facto no contexto histórico em que ela ocorre», afirmou Marcelo Rebelo de Sousa.

 

1h17: Com um ligeiro atraso, o autocarro panorâmico com o plantel vai arrancar rumo ao Marquês.

 

 

1h10: O plantel leonino vai tomando lugar no autocarro descapotável que vai percorrer a capital lisboeta.

 

1h05: Através das redes sociais, o Sporting partilhou o vídeo com que presenteou os jogadores nos ecrãs gigantes durante a festa em Alvalade.

 

 

00h55: A impaciência vai tomando conta dos adeptos que se acumulam sem fim junto às grades de segurança. A polícia foi obrigada a nova carga sobre algumas dezenas que tentavam 'furar' o gradeamento para ter acesso à rotunda. 

 

00h36: Rúben Amorim fala do futuro, da ANTF e revela ideia copiada... do FC Porto. Veja AQUI

 

00h29: Milhares e milhares de pessoas vão-se aglomerando junto à Praça do Marquês de Pombal. As baias impedem o ajuntamento na rotunda onde irá passar o autocarro, estando salvaguardada uma distância de cerca de 20 metros para os adeptos.

 

 

 

00h18: Sporting dá a conhecer o percurso do autocarro com os novos campeões.

 

 

00h15: A reação de Pedro Gonçalves, Jovane Cabral e Matheus Nunes à conquista do título. Veja AQUI

 

00h03: António Costa, Primeiro-Ministro, pede responsabilidade na hora dos festejos.

 

 

23h58: Bruno de Carvalho, antigo presidente do Sporting, já reagiu à conquista do título. Veja AQUI

 

23h51: A Avenida Fontes Pereira de Melo também está repleta de adeptos dos leões. Porém, por motivos de segurança, o acesso à rotunda do Marquês de Pombal está restrito e vedado por baias.

 

23h48: Veja AQUI a reação de Bruno Fernandes, antigo médio e capitão dos leões.

 

23h40: Milhares e milhares de pessoas estão nas imediações do estádio de Alvalade à espera da saída dos novos campeões nacionais.

 

23h36: Também Paulinho, roupeiro dos leões desde há largos anos, se mostrou radiante com o título e mostrou o apoio a Frederico Varandas. «Hoje a festa só acaba às 8 da manhã! Há uma pessoa que foi muito mal tratada, que se chama Frederico Varandas, e que merece, mais do que ninguém, ganhar este campeonato. Conseguiu dar um estalo a muita gente que andou a atacá-lo. Viva o Sporting!»

 

 

23h26: Hugo Viana, diretor desportivo, mostra-se «extremamente feliz» por voltar a sagrar-se campeão nacional pelo Sporting. Veja AQUI

 

23h23: À Sport TV, João Palhinha não esconde a emoção pelo momento e... com recado para os críticos: «É o dia mais feliz da minha vida, um objetivo que tinha traçado desde que cheguei. Esta equipa deu uma chapada de luva branca a quem duvidou do nosso valor, por isso este título sabe ainda melhor! Estamos tristes por os adeptos não poderem estar aqui dentro, não se compreende, penso que não haveria mal algum, mas vamos celebrar todos por Lisboa.»

 

23h16: Ao som de «We Are The Champions», dos Queen, Sebastián Coates, capitão do Sporting, ergue o troféu de campeão. É enorme a festa em Alvalade.

 

 

23h06: Cristiano Ronaldo reage à conquista dos leões. Veja AQUI

 

23h03: O speaker de Alvalade vai chamando os jogadores um a um. Pedro Proença, presidente da Liga, vai entregar o troféu de campeão a Sebastián Coates.

 

 

22h59: Marquês de Pombal está já completamente pintado de verde e branco. São muitos os adeptos emocionados com o fim da seca de 19 anos. O autocarro panorâmico com o plantel dos leões vai percorrer madrugada dentro as principais artérias da capital.

 

22h57: João Mário assum que «ainda não caiu a ficha»: «Gerações e gerações à espera disto, estamos todos muito contentes e queremos festejar com todos os sportinguistas. Ainda não nos caiu a ficha do que alcançámos.»

 

22h54: O resumo do jogo que consagra o Sporting campeão nacional. Veja AQUI

 

22h50: Através do Instagram, Pedro Porro vai mostrando a festa 'por dentro'.

 

22h45: Veja AQUI a primeira reação de Rúben Amorim, treinador dos leões, após a conquista do título

 

22h43: Paulinho, o eterno roupeiro dos leões, também festeja no relvado de Alvalade.

 

 

22h41: A reação de Sebastián Coates, capitão leonino, à Sporting TV: «Tivemos muita gente que acreditou em nós. Este título é para eles. É um sentimento inexplicável. Disse quando cheguei que vinha para ser campeão. Demorou mais do que pensava, mas era o meu sonho. Sempre lutei para isto e também graças à equipa, ao treinador, equipa técnica, todos os que trabalham connosco, e os nossos adeptos espalhados pelo mundo. Vão passar dias, meses, anos… mas este momento jamais será esquecido.»

 

22h35: «Não há palavras», diz Paulinho sobre a conquista do título. Leia AQUI

 

22h27: Pedro Proença, presidente da Liga, é o primeiro a reagir ao título do leão: «Muitos parabéns pelo excelente campeonato que o Sporting Clube de Portugal realizou e pelo título conquistado, naquela que é uma competição cada vez mais imprevisível e competitiva. Este é um troféu há muito desejado pelo clube e pelos seus adeptos e jogadores, que vão ter a oportunidade de levantá-lo esta noite e celebrarem juntamente com os seus adeptos, ainda que à distância, uma vez que não foi possível tê-los no estádio, num desejo que era de todos. Uma equipa que não perde um jogo até esta altura está, claramente, de parabéns.»

 

22h23: Visivelmente emocionado, Frederico Varandas não conteve as lágrimas após o apito final de Luís Godinho em Alvalade. 19 anos depois, o presidente conduz os leões ao título nacional.

Ler Mais
Comentários (148)

Últimas Notícias