«FC Porto e Benfica não são os melhores amigos...»

Benfica-FC Porto 06-05-2021 14:34
Por Nélson Feiteirona

Agora com 46 anos, Edgaras Jankauskas vestiu a camisola do Benfica em 2001/2002 (12 jogos e 8 golos), por empréstimo dos espanhóis da Real Sociedad, e depois vestiu a camisola do FC Porto, de 2002 a 2004 (63 jogos e 19 golos). Sabe bem o que representa este duelo desta quinta-feira, com palco no Estádio da Luz.

 

«Sim, são sempre jogos muito especiais, muito intensos… Não tenho acompanhado todos os jogos do campeonato português, é difícil para mim, mas vejo um ou outro e sei que finalmente o Sporting está quase a ganhar um campeonato. Faltam quantos? Quatro jogos, não é?», começou por situar o lituano, em conversa com A BOLA, de momento «afastado por uns tempos» do mundo do futebol, mas sempre próximo do fenómeno e a tentar «levar a vida para a frente» em tempos de pandemia. «Temos casos, mas a vida tem de continuar», lembra.

 

Jankauskas sorri quando lhe perguntamos sobre as emoções que carrega um jogador com o dragão ao peito para estes confrontos.

 

«Ah… são jogos sempre muito, muito especiais, lembro-me bem do entusiasmo que sentíamos, de como nos concentrávamos para dar tudo. Os Benfica-Porto, Porto-Benfica, Porto-Sporting, Benfica -Sporting… são os grandes em confronto e o País para. Depois, para o FC Porto jogar no estádio do Benfica é… excecional», adjetiva, concordando que a rivalidade ganha, nestes jogos, contornos muito fortes.

 

«Bem, Porto e Benfica não são os melhores amigos… essa mensagem sempre passa para os jogadores, que a levam para dentro do campo… Mas são estes sentimentos que também tornam estes jogos tão especiais, tão diferentes. Esta época é diferente, sem adeptos, mas tenho a certeza de que os jogadores vão viver este jogo com a mesma intensidade dos meus tempos. Jogar em casa do Benfica é sempre especial para o FC Porto e sempre uma motivação muito grande», sublinha sem, no entanto, querer adiantar um prognóstico sobre quem está mais perto de vencer ou qual poderá ser o resultado: «É sempre difícil…»

 

Leia mais na edição impressa ou digital de A BOLA

Ler Mais
Comentários (19)

Últimas Notícias

Mundos