Telma Monteiro sobe no ‘ranking’

Judo 21-04-2021 08:42
Por Miguel Candeias

O título europeu conquistado por Telma Monteiro em Lisboa, na última sexta-feira, permitiu-lhe subir ao 9.º lugar na categoria de -57kg na qualificação para os Jogos Olímpicos (JO) de Tóquio2020, ranking provisório em que é cabeça de série, com os 700 pontos do triunfo a serem suficientes não só para colmatar os referentes à medalha de prata dos Europeus de Praga que teve de descartar, dado que apenas uma das provas podia contar, como ainda para melhorar a classificação. A 15.ª medalha noutros tantos Europeus e sexta de ouro na prova possibilitou à judoca portuguesa ultrapassar a húngara Hedvig Karakas, precisamente a adversária que a vencera na final de Praga, na hierarquia dos -57 kg,a qual é liderada pelas canadianas Christa Deguchi e Jessica Klimkait, sendo que apenas uma poderá estar em Tóquio, face aos critérios de elegibilidade.

 

Também Bárbara Timo subiu dois lugares (12.ª) na corrida aos JO com a conquista do bronze nos -70 kg nos Europeus de Lisboa, no qual já figurava em zona elegível, o mesmo sucedendo com João Crisóstomo, cujo surpreendente 3.º lugar nos -66 kg o promoveu 9 lugares na respetiva categoria (é agora 54.º). Já Rochele Nunes, igualmente medalhada de bronze em +78 kg, manteve o 11.º posto (8.ª cabeça de série), dado que também fora bronze nos Europeus de novembro.

 

Nos restantes judocas em zona elegível, Catarina Costa (-48 kg) manteve o 8.º lugar, Joana Ramos (-52 kg) caiu duas posições (23.ª, 17.ª no apuramento) e o campeão mundial Jorge Fonseca (-100 kg) desceu ao 6.º posto. No sentido inverso, Anri Egutidze, 5.º após perder a luta pelo bronze nos -81 kg, subiu ao 20.º lugar (14.º no apuramento direto).
 

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias