Um ano depois do primeiro caso de Covid-19, Presidente pede que se retirem «lições do que correu menos bem»

Política 02-03-2021 16:43
Por Redação

Faz esta terça-feira ano desde que foi detetado em Portugal o primeiro caso de Covid-19. O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, fez um balanço dos últimos 12 meses, destacando o trabalho do Serviço Nacional de Saúde num texto publicado no site da Presidência.

 

«Passa hoje um ano sobre o primeiro caso de Covid-19 em Portugal. De modo global, o País foi-se ajustando à pandemia, umas vezes mais proactivamente, outras, infelizmente, mais reactivamente.

 

É desejável que, mais do que aprender com o que correu bem, tenhamos, todos nós, a capacidade de retirar lições com o que correu menos bem. Melhorarmos a capacidade de planear e antecipar cenários e respostas, reagirmos de modo mais célere e mais adaptado às circunstâncias, são exemplos de áreas que devem ser alvo da atenção atual e futura de todos nós.

 

A importância primordial do Serviço Nacional de Saúde e dos seus dedicados profissionais, a complementaridade dos setores social e privado, ficaram claras para o cidadão e para a sociedade, a forma meritória como se organizaram na resposta à pandemia deixou evidente que este é um dos bens maiores que o País dispõe. Com a certeza de que o que façamos hoje irá determinar o nosso futuro, existem ainda muitas incertezas sobre qual vai ser a evolução desta pandemia.

Como a história e a ciência nos ensinam, a pandemia irá, inevitável e felizmente, um dia terminar. A esperança em tornar esse dia mais próximo reside, em larga medida, na vacinação em massa, presentemente dificultada pela escassez da entrega de vacinas pelos produtores.

 

Acresce que o combate a esta pandemia pode ainda ver-se confrontado com outros desafios, como o aparecimento de novas estirpes, podendo ser dificultado pelo cansaço na adoção das várias medidas, que continuam a ser essenciais, nomeadamente no uso de máscaras e no distanciamento social, e na necessidade da inevitável retoma da atividade do País. Esta é também a oportunidade para reafirmar o nosso compromisso no combate à pandemia, mantendo-nos igualmente fiéis na necessidade de se retomarem outras atividades na área da saúde, da educação e da economia em geral.

 

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa saúda ainda a forma como todos os Portugueses se organizaram e comprometeram na resposta a esta pandemia, com uma particular palavra de apreço ao trabalho e empenho desenvolvido pelos profissionais de saúde.»

Ler Mais

Últimas Notícias