Graça Machel é a vencedora da edição de 2020 do prémio dedicado à defesa do clima, promovido pela revista African Leadership Magazine, numa disputa com mais outras 10 personalidades do continente.
Na mesma votação e na categoria de Jovem do Ano, destacou-se também o moçambicano Eder Pale, fundador e director-geral da empresa Mozhandlings, que ocupou o segundo lugar.
Os vencedores serão condecorados a 26 de Fevereiro, durante a cerimónia anual do galardão que destaca os feitos de personalidades africanas, que este ano decorrerá em formato virtual.
Como tem sido a tradição, os vencedores foram revelados pelo editor da revista, Ken Giami, na sede do grupo, no Reino Unido. O editor da revista afirmou que os nomeados «ajudaram a mudar as narrativas negativas sobre África, contribuindo com determinação para fazer do continente e do mundo um lugar melhor para todos».
Este ano o comité de selecção expandiu as categorias para cobrir outros temas-chave críticos para as ambições futuras de África, entre os quais, a aposta na juventude, criação de emprego, promoção da paz, democracia, desenvolvimento sustentável e divulgação da imagem do continente a nível global.
A revista African Leadership Magazine, que vai na sua nona edição, é um prémio anual reservado a personalidades africanas que contribuíram para influenciar políticas durante o ano.