Donald Trump é o primeiro presidente a enfrentar segundo processo de destituição

Estados Unidos 14-01-2021 08:43
Por Redação

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou, esta quarta-feira, um segundo processo de destituição contra o Presidente Donald Trump.

 

O impeachment foi motivado pelos acontecimentos de há uma semana, com a invasão do Capitólio por apoiantes do presidente, que tem mais seis dias de mandato pela frente.

 

É a primeira vez que um Presidente dos Estados Unidos enfrenta duas vezes esta medida que pretende retirá-lo do cargo.

 

Na base do processo estão acusações de incitamento a apoiantes para derrubar o Governo do país.

 

A acusação foi aprovada com 232 votos a favor -  incluindo dez do Partido Republicano, que não o tinham feito da primeira vez - e 197 contra, que assim deram força ao documento, que segue para o Senado. 

 

O líder da maioria no Senado, Mitch McConnell, que na última semana colocou distância entre si e Trump devido à invasão do edifício, tratada como muitos como terrorismo doméstico, recusou uma reunião de urgência, pelo que a matéria só deverá ser avaliada quando o Senado voltar a reunir-se - a 19 de janeiro, na véspera de Joe Biden tomar posse.

 

Ou seja, o julgamento no Senado poderá só terminar quando Joe Biden já estiver a ocupar oficialmente a Casa Branca. Para o impeachment ser aprovado, é necessária uma maioria de dois terços.

Ler Mais

Últimas Notícias

Mundos