Zaidu causa sensação na Champions

FC Porto 27-11-2020 10:31
Por Paulo Pinto

Sobre os seus ombros recaiu a grande responsabilidade de fazer esquecer um jogador que deixou marca no FC Porto: Alex Telles. O internacional nigeriano não se atemorizou com tamanha tarefa e, aos poucos, foi conseguindo impor-se na equipa orientada por Sérgio Conceição, sendo o reforço que mais rapidamente conseguir chegar ao onze portista.

A carreira de Zaidu teve uma ascensão meteórica num curto espaço de dois anos, já que em 2018 encontrava-se ao serviço do Mirandela, no Campeonato de Portugal, antes de assinar pelo Santa Clara. Foi ao serviço dos açorianos - precisamente o próximo adversário dos dragões - que se notabilizou na elite do futebol nacional, despertando a cobiça de Sérgio Conceição.

Zaidu teve outras propostas mais tentadoras do ponto de vista financeiro, sobretudo dos gregos do Olympiakos, mas declinou porque entendia que seria possível chegar à titularidade no FC Porto. E a verdade é que o tempo acabou por dar-lhe razão. Contratado ao Santa Clara a troco de quatro milhões de euros, Zaidu assinou contrato com o FC Porto até junho de 2025, ficando preso a uma cláusula de rescisão de 50 milhões de euros.

A forma como trabalha já cativou os exigentes adeptos do FC Porto, que elogiam o comportamento do internacional nigeriano. Competente a defender e audaz a atacar, Zaidu assinou o primeiro golo ao serviço dos azuis e brancos em Marselha, onde rubricou uma exibição portentosa, que motivou vários elogios por parte de Sérgio Conceição. O jovem africano vive um autêntico conto de fadas e quer continuar a brilhar nos relvados portugueses - e também na Champions, a montra onde sempre quis chegar.

Com a particularidade de poder jogar como defesa-central, Zaidu está já ao nível do que produziu Alex Telles na primeira temporada ao serviço do FC Porto. O brasileiro apontou apenas um golo nessa altura, algo que Zaidu conseguiu em Marselha. Mas o destemido e veloz futebolista africano não quer ficar por aqui. E a presença do nigeriano na equipa da semana da Liga dos Campeões é a confirmação plena do impacto que está a ter no conjunto azul e branco.
 

Ler Mais
Comentários (26)

Últimas Notícias