Pfizer garante vacina com 90 por cento de eficácia contra a Covid-19

Estados Unidos 09-11-2020 12:28
Por Redação

A Pfizer anunciou esta segunda-feira que a vacina que está a produzir conta a Covid-19 tem 90 por cento de eficácia. A farmacêutica Pfizer/BioNTech anunciou resultados preliminares dos testes de larga escala e estes foram prometedores, indicando que a vacina tem 90% de eficácia.

 

Estes resultados são bem melhores do que o inicialmente esperado e até os reguladores admitiram a  hipótese de aprovar uma vacina que evidencia-se pelo menos 50% de eficácia.

 

Estes resultados foram alcançados depois de a Pfizer ter identificado 94 casos de covid-19 positivos, numa percentagem de eficácia superior a 90% e continuar até que tenham acontecido 164 casos.  A Pfizer refere ainda que não houve efeitos secundários graves.

 

 

«Hoje é um grande dia para a ciência e a humanidade. Os primeiros resultados da fase 3 mostram evidêmncia de uma possibilidade preventiva para a nossa vacina contra o coronavírus», resumiu Albert Bourla, chairman da Pfizer. 

 

«Estamos a chegar à  um marco crítico no nosso programa de vacinas numa altura em que o mundo precisa», disse ainda.

 

Esta fase 3 envolve cerca de 43 mil pessoas  e os dados  - nomeadamente a manutenção da taxa de eficácia - serão compilados até à terceira semana de novembro e depois submetidos aos reguladores para análise. Uma licença com urgência pode significar o início da vacinação em profissionais de saúde antes do final do ano.

 

A projeção da empresa é produzir até 50 milhões de vacinas ainda em 2020 e 1,3 mil milhões em 2021.

 

Ler Mais

Últimas Notícias