Já experimentámos a Playstation 5 e o inovador DualSense

Jogos 31-10-2020 01:21
Por David Villamarin

Depois de muita expetativa para ver e experimentar a Playstation 5 e o novo comando (DualSense), A BOLA Online teve a oportunidade de estar frente a frente com a sucessora da Playstation 4 e testar a consola.

 

Assim que entrei na sala saltou logo à vista a PS5. É uma consola imponente, futurista e dificilmente passa despercebida, porque é alta e o seu design é avant garde. Daí suscitar tanta conversa entre os gamers.

 

Depois de alguns minutos em cima da consola, a ver mais de perto os detalhes, apoio, o peso, sentei-me e fiquei a pensar como será interessante ter a oportunidade de personalizar a consola, tirar as placas brancas que a rodeiam e colocar outras de clubes, jogos, filmes e séries, que devem começar a surgir à venda.

 

 

Começou a seguir a segunda parte e que passava por testar o novo comando e experimentar o primeiro jogo da PS5. O disponível era o Astro's Playroom, que vem com a consola quando a comprarem, pelo que é um excelente bónus para todos.

 

A Sony passados muitos anos deixou de chamar ao comando Dualshock e passou agora para DualSense e a razão para esta decisão é muito simples.

 

Novo comando é realmente uma enorme evolução face ao anterior. Imediatamente é percetível que é mais sólido, com qualidade superior, a própria forma sofreu alterações, encaixa melhor nas mãos. Parece que fica mais seguro.

 

 

Os botões direcionais estão também diferentes e agarram melhor, pelo que diminuiu a possibilidade de escorregar, quando estamos em situações mais apertadas.

 

Outra fantástica evolução são os gatilhos que permitem sentir diferenças dependendo daquilo que estás a utilizar e força que estás a fazer.

 

Algo que perfeitamente fácil de sentir quando estava a testar o Astro Bot e a pegar em coisas ou a esmagar uma lata. As sensações são vastamente diferente e tudo isto aumenta a imersão no jogo.

 

Outro aspeto que foi mudado face ao anterior é que acabou foi o rumble, que faz tremer o comando, agora passou para «haptic feedback» e é surpreendente como consegue transmitir ao jogador o tipo de superfície onde estamos.

 

A correr sobre a relva, a nadar, a puxar cabos, escorregar no gelo. Outro aspeto é que o altifalante presente no Dualsense parece ser substancialmente melhor do que aquele presente no comando anterior.

 

 

Astro's Playroom

 

A seguir tive a oportunidade de experimentar o Astro´s Playroom e comecei, após ter sido alertado, pela demo do comando para perceber como funciona.

 

Este jogo é o exemplo perfeito para testar o Dualsense, porque abrange todos os aspetos.

 

O jogo é graficamente colorido, cheio de vida e muito cómico. Corre de forma irrepreensível, sem soluços ou quebras visíveis e para isso muito contribuiu o facto de rodar a 4K e a 60 frames!

 

Outra coisa que nem me dei conta foi o «loading», porque nunca percebi se estava a carregar algo. Essa situação é um dos pontos fortes da PS5. Não temos de estar à espera para jogar e vai realmente revolucionar a forma como jogamos.

 

Vão acabar os jogos que precisam de minutos para começar, para carregar o nível, para voltarmos a jogar após termos morrido! Algo que irrita e muito todos os jogadores. Esse aspeto é, sem dúvida, extremamente bem-vindo.

 

 

Logo nos instantes iniciais do jogo percebemos que a experiência é diferente e não apenas pela qualidade gráfica, mas a experiência nas tuas mãos é diferente, mais refinada, porque o comando consegue transmitir vários tipos de sensações ao mesmo tempo e não apenas um simples vibrar, que estávamos a habituados.

 

Numa parte em que temos de saltar de plataforma em plataforma a pressão que exercemos no comando é equivalente ao salto e é possível sentir a força de volta. Não é fácil explicar, mas é diferente. É mais do que simplesmente carregar num botão.

 

A forma como sentimos de volta a pressão exercida pelo vento ou como escorregamos no gelo ou simplesmente puxar um cabo até rebentar é diferente do que estávamos habituados.

 

 

É necessário igualmente realçar que Astro´s Playroom não é uma demo para mostrar o comando. É um jogo completo de plataformas. Só tive acesso a um nível, estive cerca de 30 minutos a jogar e não explorei tudo!

 

Saltei, corri, nadei, dancei, estive na praia, no gelo, em casa, fugi e lutei. Tudo isto num pacote colorido e divertido. Um jogo para toda a família.

 

Aqui vamos ter igualmente a possibilidade de apanhar as moedas e também existem artefactos, que dão acesso a peças da história da Playstation. Nomeadamente, a espingarda do Move, uma Playstation 3 e devem existir muito mais coisas, mas não consegui, nem por perto, explorar 100 por cento o nível. Quando descobrimos um artefacto temos acesso a um modelo 3D para ver mais de perto.

 

Astro´s Playroom é uma montra do passado da Sony, da sua história, como aqueles que comprarem a consola vão descobrir, mas, ao mesmo tempo, abre as portas para o futuro que a Playstation 5 vai trazer.

 

Ler Mais
Comentários (1)

Últimas Notícias

Mundos