Jesus alvo de chuva de 'memes' no Brasil

Benfica 17-09-2020 10:50
Por João Almeida Moreira, no Brasil

Os adeptos do Flamengo ainda não esqueceram Jorge Jesus: nas horas seguintes à amarga eliminação do Benfica na 3.ª pré-eliminatória da Champions aos pés do PAOK, em Salónica, as redes sociais brasileiras encheram-se de memes a troçar do treinador português que trocou os rubro-negros pelas águias em julho.

O método mais comum para extravasar o ressentimento foi o uso de uma fotografia de Gabigol, às gargalhadas, com legendas como «olha eu, triste por Jesus ter sido eliminado». Noutros casos, foram recuperadas fotos de arquivo de adeptos flamenguistas a lançar fogos de artifício em comemoração de títulos conquistados sob a liderança de... JJ.
 



Renato Gaúcho, treinador do Grêmio com quem Jesus manteve relação tensa no Brasil, também foi usado para brincar com o Benfica - até porque os encarnados contam nas suas fileiras com Everton Cebolinha, estrela gremista que se deixou seduzir pelo projeto benfiquista e seguiu o treinador português para a Luz.

Num meme, são utilizados os desenhos animados Tom & Jerry. O gato Tom, enorme, sob a legenda «Jesus na América do Sul», o rato Jerry, minúsculo, sob a legenda «Jesus na Europa».


Antonio Tabet, fundador do grupo humorístico Porta dos Fundos e ex-dirigente do Flamengo, também entrou na onda. Comparou Jorge Jesus a uma ex-namorada e a derrota a um segredo constrangedor do novo namorado dela: «Não me sentia assim desde a faculdade, quando a minha ex descobriu que o novo namorado dela tinha uma banda cover do Engenheiros do Hawaii [antiga banda rock brasileira].»
 


Nos comentários, um adepto rubro-negro elogiava Domenec Torrent, atual treinador do clube, e outro registava a ironia do treinador do PAOK, Abel Ferreira, ter o mesmo nome do antecessor de Jesus no Maracanã, Abel Braga. Outro sugeria uma união entre adeptos do Fla, FC Porto e Sporting.

 Houve quem aproveitasse para provocar Renato Gaúcho - «disse que não aprendeu nada com Jesus mas, pelos vistos, Jesus aprendeu com ele» - e Pedrinho. «Seja eliminado na pré-Libertadores, vá para a Europa e seja eliminado na pré-Champions», lembraram, tendo em conta queda do Corinthians na competição sul-americana.

Na Imprensa, os jornais de São Paulo, como o Folha, usaram imagens do jogo para dar conta da eliminação do «Benfica de Jorge Jesus». No jornal carioca O Globo, o desaire benfiquista foi ainda mais dissecado. Para o colunista Carlos Eduardo Mansur, «o campo não aceita projetos imediatistas».
 

Ler Mais
Comentários (134)

Últimas Notícias