TAD anula interdição de cinco jogos do Estádio da Luz

Benfica 15-07-2020 10:23
Por Redação

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) decidiu revogar a interdição do Estádio da Luz por cinco jogos, castigo que havia sido aplicado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

 

Em causa, um primeiro castigo, anunciado em fevereiro de 2019, de quatro jogos de interdição do estádio na sequência de uma queixa apresentada pelo Sporting na temporada 2016/17 por apoio a claques não legalizadas. Em abril do mesmo ano, o CD aplicou nova interdição, por um jogo, referente a um processo disciplinar da temporada 2017/18 relacionado com factos ocorridos durante um jogo entre Benfica e Paços de Ferreira dessa temporada.

 

Considera o TAD que a norma regulamentar evocada pela FPF para sancionar o Benfica «não pode ser aplicada no caso vertente» e conclui que «a Demandada [FPF] não tem competência legal para a aplicação de sanções relacionadas com a concessão de apoios a grupos organizados de adeptos que não estejam registados junto do IPDJ, na medida em que tal competência é exclusiva do IPDJ».

 

«A decisão da Demandada está, pois, inquinada por um vício de incompetência absoluta e, como tal, é nula; sendo que, como se disse acima, nunca estariam preenchidos os elementos típicos objetivos da norma do art. 118º do RDLPFP, de que a Demandada se socorreu para sancionar a Demandante [SL Benfica]», lê-se no acórdão do TAD.

 

Sublinha-se que «não foi dado como provado que se tenha registado qualquer consequência negativa da utilização do material coreográfico pelas “claques” dos DV e dos NNB, nos jogos em questão», com o TAD a conceder provimento aos recursos apresentados pelo Benfica, revogando os acórdãos recorridos.

 

Leia AQUI o acórdão do TAD na integra.

Ler Mais

A PAIXÃO CONTINUA EM CASA


O momento particular que vivemos determina a permanência das pessoas em casa além do fecho de todas as lojas comerciais alterando dramaticamente os hábitos das pessoas no que toca à leitura e ao acesso à informação.

Neste momento de grandes dificuldades para todos, estamos a trabalhar a 100% para continuar a fazer-lhe companhia todos os dias com o seu jornal A Bola , o site ABOLA.pt e no canal A Bola Tv.

Mas este trabalho só vale a pena se chegar aos seus clientes de sempre sem os quais não faz sentido nem é economicamente sustentável.

Para tanto precisamos que esteja connosco, que nos faça companhia, assinando a versão digital de A Bola e aproveitando a nossa campanha de assinaturas.

ASSINE JÁ

Comentários (218)

Últimas Notícias

Mundos