Nacional vai ser entre 26 e 27 de setembro: «Será histórico!»

Judo 05-06-2020 09:20
Por Miguel Candeias

«Este pode ser um Campeonato Nacional histórico. Se entrarem todos, e tenho esperança que assim seja, não tenho dúvida que será histórico», declarou o presidente da federação de judo, Jorge Fernandes, após numa reunião no Multiusos de Odivelas onde também estiveram os selecionadores nacionais Ana Hormigo e Pedro Soares assim como os treinadores dos oito judocas virtualmente apurados para os Jogos de Tóquio, ter apresentado o calendário renovado até final da temporada.  


Além do Nacional ter sido confirmado e reagendado para 26 e 27 de setembro naquele local, ficou o compromisso das principais estrelas portuguesas entrarem. Algo raro, pois aqueles que andam no circuito mundial costumam ter provas e estágios internacionais e normalmente têm o planeamento feito para o calendário da FIJ. Há um ano, dos 18 atletas que foram ao Mundial de Tóquio, recorde de Portugal no evento, apenas quatro lutaram, três meses depois, no Nacional. Mas edições houve em que chegou a ser um.


«Quisemos sensibilizar e pedir aos treinadores que os atletas participem no Nacional. Queremos dar confiança a toda a gente para a prática do judo, o que não é fácil. Esta é a ação ideal para mostrar aos mais novos que é seguro», justificou o líder da FPJ. «Por outro lado, para atletas que irão começar a ir a grand slams e grand prix após seis ou mais meses sem competirem será uma forma de ganharem algum ritmo. E valorizarem a prova. Só os estágios não chegam», acrescentou Fernandes, que não afasta a hipótese de o evento decorrer sem público, mas também ainda não falou com a DGS.


«Os treinadores mostraram-se sensibilizados e satisfeitos com a ideia e agradeceram o facto de permitirmos que os atletas da Seleção possam entrar noutra categoria que não seja a deles, para não os obrigar ao desgaste da perda de peso», contou ainda o presidente da federação adiantando igualmente que este ano, pelas razões que se conhecem, não haverá rankings de apuramento e por isso o Nacional será aberto a todos seniores e juniores.  


No calendário apresentado até final da época, destaque ainda para a Taça da Europa de juniores em Coimbra (3/4 outubro), seguido de um estágio internacional onde estará a Seleção, o Nacional de juvenis (10 outubro) e o Nacionais de equipas seniores e cadetes (11 outubro).
 

Ler Mais

A PAIXÃO CONTINUA EM CASA


O momento particular que vivemos determina a permanência das pessoas em casa além do fecho de todas as lojas comerciais alterando dramaticamente os hábitos das pessoas no que toca à leitura e ao acesso à informação.

Neste momento de grandes dificuldades para todos, estamos a trabalhar a 100% para continuar a fazer-lhe companhia todos os dias com o seu jornal A Bola , o site ABOLA.pt e no canal A Bola Tv.

Mas este trabalho só vale a pena se chegar aos seus clientes de sempre sem os quais não faz sentido nem é economicamente sustentável.

Para tanto precisamos que esteja connosco, que nos faça companhia, assinando a versão digital de A Bola e aproveitando a nossa campanha de assinaturas.

ASSINE JÁ

Comentários (0)

Últimas Notícias