A ética, o desporto e o COVID-19 (artigo de Vítor Rosa, 92)

Espaço Universidade A ética, o desporto e o COVID-19 (artigo de Vítor Rosa, 92)

ESPAÇO UNIVERSIDADE03.04.202015:31

Enquanto “fato social total”, o desporto condensa um conjunto de atributos: valores, representações, comportamentos, construindo uma diversidade de mediações entre a sociedade e o indivíduo. Os registos de mediação, cuja importância e a variedade evoluem ao longo dos séculos, ajudam-nos a compreender o impacto que os atores sociais dão ao desporto. Através de códigos, de valores e de representações, os atores desportivos alimentam alianças ou desenvolvem oposições sobre a definição legítima de ética desportiva. Mas, para se inscreverem no universo desportivo, todos aceitam essa referenciação para a promover, para a transformar ou para a combater.

De certa forma, a ética funda a existência do desporto e da comunidade desportiva, mas também a encerra. A ética, que a podemos definir como uma teoria do bem e do mal, ou ainda do belo e do feio, funda-se sobre escolhas axiológicas e organiza-se em torno de princípios fundamentais para se constituir como um pensamento normativo. Nestas escolhas, pronunciando e editando regras, erige-se a moral. A ética desportiva, fundada num modelo de relação interindividual, é promovida por uma forma de instituição: associativismo.

A sociabilidade desportiva foi construída sobre códigos e práticas, cuja universalidade, foi conquistada no século XX. Ela assenta sobre um recorte do tempo, cujo calendário é a pedra angular: treinos, competições, reuniões, etc.

A pandemia do COVID-19 veio suspender competições e muitas atividades desportivas. Do ponto de vista ético e moral, a saúde e a segurança dos cidadãos devem ser uma prioridade. Em boa hora, foi decidido o adiamento dos Jogos Olímpicos. O combate ao coronavírus é olímpica. Esperemos não perder esse jogo.

Vítor Rosa

Sociólogo, Doutor em Educação Física e Desporto, Ramo Didática. Investigador Integrado do Centro de Estudos Interdisciplinares de Educação e Desenvolvimento (CeiED), da Universidade Lusófona de Lisboa