Portugal recebeu já 5.000 dos 80.000 testes pedidos para Covid-19

COVID-19 26-03-2020 13:35
Por Redação

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou que chegaram, esta quarta-feira, 5 mil dos 80 mil testes para a Covid-19, pelo que os restantes chegarão no início da próxima semana.

 

Lacerda Sales falava em conferência de imprensa conjunta com a diretora geral da Saúde e com o diretor do Instituto Dr. Ricardo Jorge (INSA). O secretário de Estado garantiu que Portugal está preparado para «esta fase» de mitigação da pandemia de Covid-19, adiantando que existem ainda 30 mil testes em stock, entre o serviço hospitalar público e privado.

 

O secretário de Estado da Saúde garantiu ainda que «o apoio aos profissionais de saúde envolvidos no combate à epidemia também está assegurado e é essencial».

 

Já o diretor do INSA, Fernando Almeida, explicou que tem instruído a DGS para ter cuidados com os testes rápidos do diagnóstico do novo coronavírus, que foram comprados à China pela Espanha, por exemplo.

 

«O grande problema é que muitos destes testes – e não vou mencionar marcas – têm alguns problemas de sensibilidade e não temos garantias», salientou o diretor do INSA, que adiantou que existem três tipos de testes rápidos que não têm parecer positivo do Infarmed para entrar em Portugal.

A PAIXÃO CONTINUA EM CASA


O momento particular que vivemos determina a permanência das pessoas em casa além do fecho de todas as lojas comerciais alterando dramaticamente os hábitos das pessoas no que toca à leitura e ao acesso à informação.

Neste momento de grandes dificuldades para todos, estamos a trabalhar a 100% para continuar a fazer-lhe companhia todos os dias com o seu jornal A Bola , o site ABOLA.pt e no canal A Bola Tv.

Mas este trabalho só vale a pena se chegar aos seus clientes de sempre sem os quais não faz sentido nem é economicamente sustentável.

Para tanto precisamos que esteja connosco, que nos faça companhia, assinando a versão digital de A Bola e aproveitando a nossa campanha de assinaturas.

ASSINE JÁ

Ler Mais

Últimas Notícias