Francisco Geraldes deixa sugestões para a quarentena

Sporting 19-03-2020 13:44
Por Nuno Raposo

Será, provavelmente, o jogador em Portugal que mais atenção dá às artes, à cultura. Todos se recordam daquele momento em que, enquanto esperava pelo jogo com o Valência, durante o estágio na Suíça, em julho de 2017, Francisco Geraldes se sentou no banco de suplentes a ler Saramago, o Ensaio sobre a cegueira. Um livro é, aliás, o fiel companheiro do médio do Sporting nos estágios. 
 

Todos lhe reconhecem bom gosto e agora que foi decretado estado de emergência, o leão (que se disponibilizou para ajudar pessoas idosas e com mobilidade reduzida por estes dias) deixa, através de A BOLA, sugestões, comentadas na primeira pessoa, uma espécie de cartaz para a quarentena.
 

Filmes:

O capitão Fantástico
2016
Realizador - Matt Ross
Elenco - Viggo Mortensen, George MacKay e Samantha Isler 

«Um filme para toda a família» é a primeira sugestão de Francisco Geraldes. «Uma história muito divertida, com uma mensagem muito forte. Um pai cria os miúdos na floresta e depois a vida acontece e têm de fazer uma viagem para a cidade... todo esse contraste, essa dicotomia entre cidade e floresta. Tenta-se chamar a atenção para o que é o ensino das crianças, a forma como cresceram, prioridades, a forma como veem o mundo, a convivência depois com os primos citadinos», assim nos aguça Geraldes o apetite.

Janela Indiscreta
1954
Realizador - Alfred Hitchcock
Elenco - Grace Kelly, James Stewart, Raymond Burr e Thelma Ritter 

Esta escolha, um clássico do cinema do mestre do suspense, acontece «porque como é suposto estarmos todos em casa, a ideia é estar aqui a olhar para os vizinhos e a observar». «No fundo, aquilo que normalmente não fazemos, estar em casa, olhar pela janela, observar... neste caso não há qualquer homicídio aqui, espero», brinca o médio da equipa verde e branca. «Fazer então um pouco do que normalmente não fazemos, que é prestar atenção aos detalhes. Na vida acabamos por não fazer isso», lembra Francisco Geraldes.

Gaiola Dourada 
2013 
Realizador - Rúben Alves 
Elenco - Rita Blanco, Joaquim de Almeida, Roland Giraud e Chantal Lauby 

Última sugestão... em português. «Vi há muito tempo, duas vezes até, e é também um filme para toda a família ver, principalmente para quem tenha familiares e amigos no estrangeiro, emigrados», aponta Francisco Geraldes. «É um filme muito divertido e que representa bem aquilo que é o povo português», explica o médio leonino, que destaca os atores «Rita Blanco e Miguel Guilherme». «O filme é muito bom!», garante Francisco Geraldes.

Livros:
O conde de Monte Cristo
1844
Autor - Alexandre Dumas Editora - Relógio D’Água 

«Escolhi um calhamaço, porque temos tempo para ler, embora 99 por cento das pessoas olhe para o tamanho dum livro e trate logo de o pôr de parte», brinca Geraldes. «Uma história incrível, ficas agarrado do princípio ao fim, personagens muito densas, consistentes», um clássico que Geraldes não esquece.

Fahrenheit 451
1953
Autor - Ray Bradbury  
Editora - Saída de Emergência 

«Já estou farto de recomendar o 1984, embora seja o melhor de todos não o ia fazer outra vez», explica Geraldes, antes de sugerir esta «distopia sobre a importância dos livros, uma história sobre bombeiros que queimam livros, um diálogo que te faz pensar».

O senhor Brecht
2004
Autor - Gonçalo M. Tavares
Editora - Caminho 

Um livro de um colaborador desta casa, A BOLA: INTERVALO - Mundo, cultura e jogo, a página de opinião sempre ao domingo. «Histórias muito pequeninas, um livro que se lê em meia hora. Muito giro, também para crianças, muito pedagógico», conta o médio sportinguista.  
A máquina de fazer espanhóis 2010 Autor - Valter Hugo Mãe Editora - Porto Editora 
 «Outra recomendação portuguesa, Valter Hugo Mãe, um poeta ao estilo da prosa, embora ele também tenha poemas. Uma escrita complexa, com telling, ficas muito ligado ao livro, uma história sobre um velhote cuja mulher morre e ele vai para um lar, a vivência dele, a falta da mulher...»

Concerto:

Where the Light is: John Mayer live in Los Angeles
2008
John Mayer  
Editora - Columbia  
«Um concerto muito bom, ele é um grande guitarrista».

Álbuns:
You are Forgiven
2019
Slow J  
Editora - Sente Isto  
«Recomendação portuguesa, o último álbum dele».


The Slow Rush
2020
Tame Impala  
Editora - Universal 

«Álbum muito bom e lançado há pouco tempo».

Kiwanuka
2019
Michael Kiwanuka
Editora - Polydor  

«Mais um excelente álbum que saiu em 2019».

Séries:
Black Mirror
2011
Autor - Charlie Brooker
Elenco - Jesse Plemons, Cristin Milioti e Jimmi Simpson 

«Estamos a viver um uma versão distópica da realidade. Fala sobre a importância que damos à tecnologia»... 

The Office
2005
Autor-Ricky Gervais e Stephen Merchant
Elenco - Steve Carell, Rainn Wilson, John Krasinski, Jenna Fischer e BJ Novak 

«Para toda a família, a melhor comédia». 

Sara  
2017
Autor - Ricardo Adolfo, Marco Martins e Bruno Nogueira
Elenco - Beatriz Batarda, Nuno Lopes, José Raposo, Miguel Guilherme, Bruno Nogueira, Albano Jerónimo, Rita Blanco 

«Uma boa série portuguesa».
 

A PAIXÃO CONTINUA EM CASA


O momento particular que vivemos determina a permanência das pessoas em casa além do fecho de todas as lojas comerciais alterando dramaticamente os hábitos das pessoas no que toca à leitura e ao acesso à informação.

Neste momento de grandes dificuldades para todos, estamos a trabalhar a 100% para continuar a fazer-lhe companhia todos os dias com o seu jornal A Bola , o site ABOLA.pt e no canal A Bola Tv.

Mas este trabalho só vale a pena se chegar aos seus clientes de sempre sem os quais não faz sentido nem é economicamente sustentável.

Para tanto precisamos que esteja connosco, que nos faça companhia, assinando a versão digital de A Bola e aproveitando a nossa campanha de assinaturas.

ASSINE JÁ

Ler Mais
Comentários (16)

Últimas Notícias