Niva bate Hanssens (4-3) e está na final dos Europeus de Albufeira

Snooker 19-03-2020 14:08
Por António Barroso

O finlandês Heikki Niva, de 27 anos, é o primeiro finalista dos ESC Online Campeonatos Europeus de Snooker, que esta quinta-feira acabam em Albufeira, após vencer por 4-3, na primeira meia-final da prova, jogada pela manhã no Salgados Palace Hotel, o belga Kevin Hanssens, de 35 anos.

 

A segunda meia-final irá colocar frente a frente, a partir das 13 horas, o escocês Ross Muir, de 24 anos, e o galês Andrew Pagett, de 37 anos, e será também disputada ainda à melhor de sete ‘frames’: vai à final o primeiro a vencer quatro deles (de 4-0 a possíveis 4-3).

 

O duelo decisivo do Europeu joga-se a partir das 16 horas, à melhor de 9 parciais, com o primeiro a vencer cinco (de 5-0 a possíveis 5-4) a suceder ao polaco Kacper Filipiak, vencedor em 2019, como campeão europeu na prova organizada pela European Billiards and Snooker Association e pela Federação Portuguesa de Bilhar, e irá receber a nomeação da EBSA à World Snooker para disputar o circuito profissional durante duas épocas.

 

Portugal também foi distinguido, mas na arbitragem, e estará na final, com o lacobrigense André Santos, de 27 anos, árbitro de Classe 2, a dirigir o jogo mais apetecido, assistido pelo sérvio Igor Miskovic, que irá marcar os pontos.

 

Refira-se que com o fecho da Sérvia e sem voos (cancelados ou anulados) devido à pandemia do Covid-19 e com Portugal em estado de emergência, Miskovic e o seu compatriota Goran Stevelic estão, como de resto o casal de árbitros constituído pelo islandês Tryggvi Erlingsson e pela finlandesa Satu Isolehto, impossibilitados de voltar aos seus respetivos países, e muito menos sem uma ideia de quando e como o farão.

 

Ainda há jogadores e árbitros de outros países nos Salgados em angústia, a desdobrar-se em contatos para tentar saber se e como conseguem voltar a casa. Prioridade imediata, com todos a afadigar-se na organização em desbloquear como podem, é arranjar-lhe alojamento… para a próxima noite. A apreensão relega para plano secundário o snooker, a dois escassos encontros do final de 13 dias de jogos nos Salgados.

 

Com todos os restantes eventos desportivos parados na Europa, importante referir que os portugueses e os espanhóis poderão ver na televisão, na próxima semana (ainda sem horário indicado) os principais 7 jogos desta competição principal, os Absolutos: uma equipa do EuroSport filmou um jogo dos 16avos de final, outro dos oitavos, dois dos quartos de final, e irá ainda registar ambas as ‘meias’ e final neste dia, para aos amantes desta variante do bilhar.

 

Meias-finais do Europeu, esta quinta-feira (apurado a negro)

 

Heikki Niva (Fin)-Kevin Hanssens (Bel), 4-3

Ross Muir (Esc)-Andrew Pagett (Gal)  13.30 horas

 

Final do Europeu, esta quinta-feira:

 

Heikki Niva (Fin)-Ross Muir (Esc)/Andrew Pagett (Gal)      16 horas

Ler Mais

A PAIXÃO CONTINUA EM CASA


O momento particular que vivemos determina a permanência das pessoas em casa além do fecho de todas as lojas comerciais alterando dramaticamente os hábitos das pessoas no que toca à leitura e ao acesso à informação.

Neste momento de grandes dificuldades para todos, estamos a trabalhar a 100% para continuar a fazer-lhe companhia todos os dias com o seu jornal A Bola , o site ABOLA.pt e no canal A Bola Tv.

Mas este trabalho só vale a pena se chegar aos seus clientes de sempre sem os quais não faz sentido nem é economicamente sustentável.

Para tanto precisamos que esteja connosco, que nos faça companhia, assinando a versão digital de A Bola e aproveitando a nossa campanha de assinaturas.

ASSINE JÁ

Comentários (0)

Últimas Notícias