Portugal com quarteto a jogo em Absolutos nos Europeus de Albufeira 

Snooker Portugal com quarteto a jogo em Absolutos nos Europeus de Albufeira 

SNOOKER15.03.202018:08

Sem portugueses à mesa (já eliminados sábado os últimos dois) durante este domingo no torneio de ‘6 Vermelhas’, cujas rondas eliminatórias se sucederam nas 16 mesas montados no Salgados Palace Hotel, em Albufeira, para os ESC Online Campeonatos Europeus de Snooker – restaram, para o último dia de competição de três das quatro provas a disputar em solo algarvio, um total de oito jogadores a sonhar com o título continental nesta variante do snooker.

Para segunda-feira ficam os quartos de final (10 horas), as meias-finais (13 horas) – ambos a serem jogados ainda à melhor de sete ‘frames’, vence o primeiro a chegar a quatro (4-0 a possíveis 4-3) e a final (16 horas), a ser jogada à melhor de nove possíveis parciais, até um chegar a cinco (5-0 a possíveis 5-4). O campeão ganha o direito a representar a Europa no Mundial de ‘6 Vermelhas’, em Banguecoque (Tailândia).

De registar neste dia a tacada máxima em ‘6 Vermelhas’, um ‘break’ de 75 pontos, conseguido pelo jovem (15) anos ucraniano Anton Kazakov no ‘frame’ inaugural do jogo em que derrotou o campeão europeu de snooker de 1999, o islandês Kristján Helgason, por 4-0.

De Portugal, para a prova dos Europeus Absolutos, há a registar que o campeão nacional (2019), Tiago Teixeira (que deixou os Salgados, após jogar sub-18, sub-21 e ‘6 Vermelhas’), mas também João Esteves da Silva, Alexandre Almeida, Luís Miguel Alves e Fernando Cardoso declinaram também, à última hora, devido à pandemia de covid-19, deslocar-se a Albufeira.

A Seleção terá, assim, quatro jogadores a partir de terça-feira, dia 17 do corrente mês, à mesa, na prova, cuja cerimónia oficial de abertura está agendada para segunda-feira, dia 16 (20 horas): Tiago Silva, Ricardo Salgado, Nuno Miguel Santos e João Grilo. Mas Nuno Miguel Santos confessou a A BOLA ainda ponderar a vinda ou não. O sorteio dos grupos e adversários é segunda-feira, dia 16.

Europeu de ‘6 Vermelhas’, oitavos de final, este domingo (apurados a negro):

Mark Loyd (Ing)-Alexis Callewaert (Fra), 4-0

Tyler Rees (Gal)-Gary Thomson (Esc), 2-4

Iulian Boiko (Ucr)-Stephen Brady (Irn), 4-3

Brian Ochoiski (Fra)-Ben Fortey (Gal), 4-0

Julian Leclercq (Bel)-Liam Graham (Esc), 4-2

Dean Leysen (Bel)-Dylan Emery (Gal), 4-3

Darren Morgan (Gal)-Ivan Kakovskii (Rus), 4-0

Bulcsú Révész (Hun)-Manasawin Phetmalalkul (Ing), 4-3

Quartos de final das ‘6 vermelhas, 2.ª feira, 10 horas:

Mark Loyd (Ing)-Gary Thomson (Esc)

Iulian Boiko (Ucr)-Brian Ochoiski (Fra)

Julian Leclercq (Bel)-Dean Leysen (Bel)

Darren Morgan (Gal)-Bulcsú Révész (Hun)