Dupla lusa nas ‘6 Vermelhas’ já tem rivais

Snooker Dupla lusa nas ‘6 Vermelhas’ já tem rivais

SNOOKER12.03.202023:10

Os portugueses Tiago Silva e Tiago Teixeira já conhecem os adversários que irão defrontar no terceiro dos quatro torneios dos ESC Online Campeonatos Europeus, as ‘6 Vermelhas’, na qual Portugal teve na tarde deste dia a confirmação da desistência de João Roque (SC Braga), que deveria disputar não apenas esta variante mas também  concurso absoluto no evento, que se iniciou em Albufeira no dia 7 do corrente mês e irá terminar no dia 22.

Depois de o SC Braga cancelar toda a atividade, o bracarense acabou por, já neste dia, cancelar a sua participação, pelo que nas ‘6 Vermelhas’, torneio que se inicia na sexta-feira, dia 13 do corrente mês, e decorrerá até segunda-feira, dia 16, Portugal será representado pelos dupla de homónimos, que ficou na tarde deste dia a saber quem lhes caberá em sorte defrontar na fase inicial, de grupos, com 94 dos 96 inicialmente inscritos: a taxa de desistências continua residual.

Tiago Teixeira, campeão nacional (2019) vai disputar o Grupo L, onde terá como rivais Gregory Cooke (Irlanda do Norte), Daniel Holoyda (Polónia) e, da Macedónia do Norte, Paulo Danilov. Já Tiago Silva (Boavista) ficou no Grupo X, onde irá encontrar Kevin Hanssens (Bélgica), Ross Bulman (Irlanda) e Fabian Mounin (França).

Os jogos desta fase serão jogados à melhor de sete ‘frames’, até um vencer quatro (4-0 a possíveis 4-3) e qualificam-se para a fase a eliminar, entre os 96 inicialmente inscritos, os primeiros dois de cada grupo (de quatro jogadores). Ou seja, pedem-se pelo menos duas vitórias para o apuramento rumo à fase de eliminação direta.

Os encontros vão iniciar-se a partir das 14 horas de sexta-feira, 13 do corrente mês, com as ‘6 Vermelhas’ a decorrerem em simultâneo com as decisões no torneio de sub-21. Refira-se que, nesta variante, o ‘break’ máximo é de 75 pontos, e não 147 pontos. O calendário dos jogos será estabelecido durante a madrugada de sexta-feira.

No mesmo dia em que a Federação Portuguesa de Bilhar (FPB) anunciou o cancelamento de todas as provas domésticas por tempo indeterminado, de referir que a continuidade dos ESC Online Campeonatos Europeus de Snooker em Albufeira é uma decisão à parte da tomada pela FPB para as provas domésticas, e, reforçou a A BOLA o líder federativo, Ricardo Salgado, «são coisas distintas, nada têm que ver», pois a palavra final terá de pertencer, sobretudo e primacialmente, à European Billiards and Snooker Association (EBSA), organização que superintende a nível continental.

Importa dizer que apesar de partilharem a organização, a palavra final será sempre da EBSA mas em consonância total com a FPB. «A EBSA já tomou a sua decisão, que respeitamos. A decisão não é exclusivamente nossa», frisou Ricardo Salgado a propósito do tema, sempre ressalvando a estreita consonância todavia, para com eventuais disposições governamentais futuras em sentido inverso.

Fica ainda deste dia a indicação de que o secretário de Estado da Juventude e Desporto, João Paulo Rebelo, poderá vir à cerimónia oficial de abertura da prova final, de Absolutos, agendada para a noite de segunda-feira, dia 16 do corrente mês (20 horas).