Diogo Badalo vence (3-1): Portugal apurado no Mundial em Malta

Snooker 14-01-2020 22:10
Por António Barroso

O português Diogo Badalo, de 19 anos, atleta da Académica de Coimbra, apurou-se na noite desta terça-feira para o quadro final, a eliminar, do Open da World Snooker Federation (WSF), Campeonato do Mundo para amadores, a decorrer em St. Paul’s Bay até dia 17 do corrente mês, ao vencer o escocês Jamie Thomson por 3-1, no encontro decisivo da 3.ª e última jornada do Grupo W da prova, que reune 156 jogadores de mais de 50 países, em Malta.  

 

Depois de um desaire ante o inglês Adan Duffy (0-3) e da vitória (3-0), por falta de comparência do rival, ante Nader Aldoseri (Barém) Badalo e Thompson decidiam o segundo lugar, último a dar acesso ao quadro final (fase já a eliminar, com 76 apurados) ante o escocês – Adam Duffy venceu o grupo - e precisava do triunfo.

 

O estudante da licenciatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, entrou bem e confiante, a vencer o parcial inaugural (1-0), mas o escocês reagiu (1-1), antes de Diogo arrebatar a terceira partida, muito equilibrada, e que poderia ter caído para o rival.

 

Diogo fechou o jogo e selou segunda vitória em três encontros no Grupo W com grande recuperação no quarto parcial, e uma limpeza de mesa emérita, desde a bola verde para com, vistosas azul, rosa e preta, somar ‘break’ de 25 pontos e conseguir o 3-1.

 

No próximo ‘round’, que se jogará quarta-feira, dia 15, Diogo Badalo defontra às 11 horas de Portugal o inglês Joshua Cooper. Caso vença, joga às 17 horas com o galês Alex Taubman, nos 32 avos de final. «Estou muito feliz e motivado. Quero ir o mais longe possível. Obrigado por todas as mensagens de apoio que me chegam do nosso País. É uma honra, um orgulho e um privilégio representar Portugal, mas também uma grande responsabilidade», disse a A BOLA o atleta da Briosa, amador a competir entre muitos ex-profissionais.

 

O vencedor do WSF Open receberá um convite para disputar o World Snooker Tour, como profissional, durante duas temporadas.

Ler Mais
Comentários (0)

Últimas Notícias