Muito a ganhar em Bratislava

SC Braga 10-12-2019 10:37
Por Nuno Vieira

O SC Braga desloca-se a Bratislava com o apuramento para os 16 avos de final da Liga Europa no bolso, mas esta semana europeia não representa apenas um passeio à Eslováquia e a possibilidade de Sá Pinto poder lançar os jogadores habitualmente menos utilizados, promovendo uma rotatividade da qual já mostrou ser adepto.


Na verdade, há muito a ganhar nesta viagem que fecha a fase de grupos. Além do prestígio internacional que importa manter, se possível reforçando a série impressionante de 12 jogos consecutivos sem perder na UEFA, os arsenalistas pretendem terminar esta etapa da prova sem qualquer derrota - até ao momento registam-se sete vitórias e dois empates, incluindo os quatro jogos com Brondby e Spartak Moscovo, da 3.ª pré-eliminatória e do play-off, respetivamente.


Garantir a permanência no primeiro lugar do grupo é também um aspeto a ter em conta neste embate diante do Slovan. Sendo provável que o Wolverhampton derrote o Besiktas, o SC Braga não pode facilitar em Bratislava, pois há diferenças importantes em dois aspetos: o desportivo e o financeiro.

Que vantagens a nível desportivo, então, têm os guerreiros se conseguirem o primeiro lugar do grupo K? Para os 16 avos de final, o adversário será um dos segundos classificados da Liga Europa ou um dos quatro piores pontuados entre as equipas que caiam da Liga dos Campeões. Mais: o SC Braga jogará a primeira mão fora e a segunda em casa, o que por norma agrada a todos os treinadores. Se cair para o segundo lugar, os possíveis opositores são potencialmente mais fortes, pois será um dos primeiros classificados nos grupos da Liga Europa e ou um dos clubes mais fortes que forem relegados da Champions. Além disso, o primeiro jogo será em casa e o segundo fora de portas.


Em termos de tesouraria, há também uma diferença relevante. Vencer em Bratislava permitirá um ganho de 570 mil euros, referente à vitória, e um encaixe de um milhão de euros respeitante à passagem como primeiro classificado do grupo. Se a equipa ficar em segundo, o prémio é de metade desse valor.


Não faltam, pois, motivos para os bracarenses atacarem com a máxima seriedade este desafio com o Slovan. Até porque importa dar uma resposta cabal após a surpreendente derrota na Vila das Aves, que causou bastante desagrado entre os adeptos. Excluindo esse tropeção, no entanto, o SC Braga atravessa uma boa fase a nível de resultados, uma tendência que, na ótica dos seus responsáveis, importa confirmar na partida de depois de amanhã.
 

Ler Mais
Comentários (10)

Últimas Notícias